Pacientes de cirurgia bariátrica recebem acompanhamento do NASF-4 - 22/03/2017

A Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio de uma equipe multiprofissional do NASF 4 - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, reuniu na manhã de hoje (22), no Parque Aluízio Alves, pacientes que já se submeteram ou irão se submeter à gastroplastia, mais conhecida como cirurgia bariátrica. Este acompanhamento está proporcionando atendimento psicológico e exercícios físicos específicos para este público. A iniciativa supre uma demanda de atendimento solicitada ao município pelo HUOL -Hospital Universitário Onofre Lopes.

O grupo de linha de cuidado do NASF-4 respondeu prontamente ao convite, disponibilizando profissionais de referência. O atendimento oferece nutricionista, teraupeta, psicólogo, dentista e cardiologista.De acordo com a psicóloga Bruna Morais, quando os pacientes pré-cirúrgicos se sentem aptos para à cirurgia bariátrica, são finalmente encaminhados pela equipe do NASF-4 ao HUOL. "Temos um grupo de 27 pacientes recebendo este atendimento, através desta parceria" - conta.

A educadora física Maria Clara Nogueira ressalta que este atendimento permite aos pacientes conhecerem os procedimentos específicos da cirurgia bariátrica, tanto para o pré como para o pós-cirúrgico: "Eles perdem o medo, se sentem mais seguros com o apoio dos profissionais" - conta ela, após realizar atividades físicas com os participantes do encontro.

A paciente Tereza Cristina se submeteu à cirurgia bariátrica há 09 dias, no HUOL. "Esse momento é de suma importância. Por meio dele, fiz minha reeducação alimentar, eliminei peso, tive preparação psicológica para a cirurgia e agora, me sinto muito bem durante a recuperação pós-cirúrgica" - afirma.

Ainda no encontro desta manhã, a fisioterapeuta Camila Medeiros realizou exercícios respiratórios para o paciente, desenvolvendo séries com inspiração fracionada e sustentação máxima de inspiração, entre outras atividades.A cada semana, acontecem novas atividades físicas, educativas e palestras.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior