ANLIC lança amanhã (18) coletânea com cordelistas de Parnamirim - 17/03/2017
Neste sábado (18), das 15h às 18h, haverá o lançamento do livro "O Cordel da Nossa Gente", pela ANLIC - Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, em Natal. Palestras, entrevistas e samba de roda integram a programação cultural.
O presidente da ANLIC, cordelista José Acaci, é o organizador da obra que reúne 31 autores dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Três autores de Parnamirim deram sua contribuição para o livro: o cordelista Geraldo Tavares evoca "Lembranças"; José Acaci conta a história da "Árvore da Vida"; e por Gelson Pessoa, os leitores conhecerão o cordel de "Xico Santeiro".
O cordelista Hélio Souza explica que a obra sugere uma viagem pelos caminhos das lendas, fantasias e histórias de ninar, passando pelos anseios e mazelas que dão tom à críticas, sátiras e anedotas populares. Já o Presidente da Comissão Norte-riograndense de Folclore, Gutenberg Costa, que escreve o prefácio do livro, acrescenta que a obra reúne o melhor da literatura de cordel.
A antologia tem, ainda, arte de capa e diagramação de Adriano Albuquerque, natural de Parnamirim/RN e as orelhas do livro editadas pelo poeta Helio Pedro, da Academia Brasileira de Trovas.
O poeta José Acaci convida a todos para o lançamento da obra e comemora a iniciativa: "O livro é feito à muitas mãos, com a boa energia daqueles que pensam e agem em nome do bem e o suor daqueles que acreditam na força da cultura popular. Será um marco na história da Academia Norte Norte-riograndense de Literatura de Cordel e consequentemente, na história do cordel potiguar" - encerra.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM