Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Centro Infantil em Parnamirim recebe premiação da UNESCO - 16/03/2017

Neste 15 de março, Dia da Escola, a comunidade escolar tem um motivo especial para comemorar: O Centro Infantil Jaci Ferreira de Castro, localizado no bairro Moita Verde, em Parnamirim, é a primeira instituição da REDE PÚBLICA de ensino do Rio Grande do Norte a receber a certificação da UNESCO para o PEA - Programa de Escolas Associadas.

A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A iniciativa destaca os projetos inscritos por escolas em mais de 130 países, com base nos valores da Unesco, especialmente a cultura de paz. No Brasil, a Coordenação Nacional do PEA fica localizada em São Paulo. 

O Centro Infantil Jaci Ferreira de Castro se inscreveu em 2016 no PEA com o projeto Comer, Comer e Saudável Crescer, idealizado pela professora Ana Clara Costa, que atualmente está coordenando os projetos de filiação à Unesco na Secretaria de Educação (SEMEC).

A Secretária de Educação, Francisca Henrique, expressou a satisfação com este resultado e falou da sua preocupação de ampliar a participação das escolas municipais neste projeto. "Eu acredito na transformação humana através da educação e da pesquisa para apropriação do conhecimento científico. Esta proposta vai melhorar nas escolas a metodologia, a auto-estima dos professores e incentivar a pesquisa e conhecimentos acadêmicos", ressaltou.

Reunião de Filiação

A Secretaria de Educação está promovendo nos dias 15 e 16, no auditório do Centro Administrativo, uma reunião com gestores e coordenadores das escolas para apresentar o Projeto de Filiação à UNESCO em 2017. Este ano o PEA - Unesco vai abordar o tema 2017 - O ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento. 

De acordo com a professora que coordena o projeto, Ana Clara Costa, as escolas também poderão utilizar os temas Cultura pela Paz, Sustentabilidade e Aprendizagem Intercultural. Na ocasião, a professora transmitiu as palavras da coordenadora Nacional do PEA - Unesco, Myrian Tricate que declarou: "A maior conquista representada por esta certificação é a repercussão positiva de ações e projetos sociais nas escolas, catalisando esforços para um mesmo objetivo, prevenindo situações críticas de violência e outros problemas sociais envolvendo a comunidade escolar".

Repórter: Juliana Grace

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+