Coordenadores apresentam projetos pedagógicos para 2017 - 14/03/2017

A Coordenação Pedagógica da SEMEC reuniu hoje coordenadores pedagógicos do 1º ao 9º ano da rede pública municipal de ensino, para apresentar seus projetos para a Educação em 2017. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo, com a participação da Secretária de Educação, Francisca Henrique e a adjunta da pasta, Ana Lúcia Dantas.

A Educação Especial, por exemplo, já deu início ao Projeto Agir 2017. De acordo com professora Myriam Juliasse, o curso, que começou no ano passado, é uma formação continuada para orientar os educadores sobre como lidar com este público, aplicando os recursos pedagógicos diferenciados que ele exige. De 20 a 29 de março, reuniões com os pais irão apresentar outros projetos previstos para o ano.

O Professor Cláudio Gomes falou do Projeto Nossa Parnamirim, que irá retornar em abril, levando os alunos a uma incursão histórico-geográfica através de palestras e visitas in loco a pontos importantes do município. E também sobre o "Patrono da Minha Escola", que irá resgatar a história dos nomes das escolas municipais, instalando painéis nestas instituições e que deve virar um livro.

Também foi apresentado o projeto da SEMEC em parceria com a Fundação Hermann Hering e a Associação Educacional Labor, que irá oferecer formação continuada aos coordenadores pedagógicos "Apoiando Escolas na Educação Para a Vida". Um dos temas a ser trabalhado é o relacionamento interpessoal na mediação de conflitos. As atividades serão realizadas em oito encontros, de março a dezembro.

O Projeto "Parnamirim, um rio que flui para um  mar de leitura" está em campo criando ações para incentivar o prazer em ler nas escolas, bem como, atuando na formação de professores mediadores de leitura.  De acordo com Angelica Vitalino, em breve estaremos recebendo a ilustre visita da escritora Roseana Murray, cujo nome será homenageado pela  biblioteca da Escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira.

A professora Fátima Dias, Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Arthur da Costa e Silva, disse que "O encontro de hoje foi muito proveitoso e de fundamental importância, pois, somos a parte que faz o elo entre o conhecimento e a mediação com a gestão e toda a equipe pedagógica".

Por ocasião deste evento, os coordenadores pedagógicos foram convidados a participar de reuniões para tratar de um projeto de filiação das escolas do município à UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, que acontecem nesta quarta (15) e quinta-feira (16), também no auditório do Centro Administrativo.

A Secretária de Educação, Francisca Henrique, comentou a importância deste encontro: "Com o intuito de oportunizar uma Educação cada vez melhor ao nosso município, estamos capacitando nossos coordenadores pedagógicos e apresentando programas e projetos que serão de grande importância para fortalecer a prática dos nossos educadores" - disse.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior