Prefeito pede celeridade na elaboração do Plano de Mobilidade - 10/03/2017
Em reunião realizada na manhã de hoje, 10, com secretários e representantes da empresa Start, o prefeito Rosano Taveira pediu celeridade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim, uma exigência da Lei12.587, de 03/01/2012. "Nossa cidade irá receber seis obras de arte do DNIT que causarão grande impacto no município e o Plano de Mobilidade é fundamental para minimizarmos esses problemas", justificou o gestor.
De acordo com Keila Brandão, da Start (empresa responsável pela elaboração do Plano), a reunião de hoje serviu para definir caminhos a serem tomados, discutir as técnicas a serem utilizadas e coletar informações das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Obras, Trânsito e Habitação. "Temos que programas as oficinas porque o Plano é participativo, os moradores dos bairros que irão dizer o que cada localidade necessita e quais os problemas enfrentados", disse a consultora.
Dentro do Plano de Mobilidade Urbana, o município deverá discutir o serviço de transporte público coletivo. E, para que isso ocorra,dados como contagem volumétrica (quantidade de ônibus, carros de passeios,bicicletas), cadastro viário com o levantamento da largura das calçadas, pontos de obstrução, entre outras informações. "Também vamos elaborar uma pesquisa sobe e desce nos coletivos para saber os trechos mais utilizados pela população",explicou Keila Brandão.
Do Rio Grande do Norte apenas 3% dos municípios com mais de 20 mil habitantes obrigados a ter um Plano de Mobilidade Urbano deram início à implantação. E, Parnamirim é um deles. "Esse plano é uma prioridade porque Parnamirim cresce assustadoramente e precisamos planejar o município para os próximos 20 anos", disse Rosano Taveira.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM