SEMOP, SEMSUR E SELIM vistoriam lagoas de captação - 03/03/2017

Quem trafegou pelas ruas de Parnamirim ontem (02), durante a chuva que chegou à marca de 120mm, percebeu como o fenômeno afetou a rotina de locomoção de carros e pedestres. Mas, os transtornos urbanos que a precipitação de um grande volume de águas pode provocar não ficam limitados ao trânsito. Um deles é o risco que a erosão e a inundação podem causar às lagoas de captação de águas pluviais.

Para se antecipar a estes problemas, uma equipe técnica formada pelos titulares da Secretaria de Obras Públicas e Saneamento (SEMOP), Franklin Wanderley,  Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Valério Santiago e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIM), Gutemberg Xavier, estão  fazendo uma vistoria técnica em várias destas localidades.

Dentre as lagoas de captação em estado mais crítico estão: a localizada na comunidade Toca da Raposa, em Nova Parnamirim, que sofre com processo de erosão; a que fica na Rua Dr. Luiz Antonio, próxima à linha do trem, no bairro Centro; a do bairro Santa Júlia e a do bairro Cidade Verde. Franklin Wanderley, titular da SEMOP,  lembra que já existe um projeto de drenagem, pavimentação e urbanização dos locais onde estão localizadas as lagoas de captação em Parnamirim. "Estaremos viabilizando todas as adequações necessárias, mas, neste momento, estamos priorizando as intervenções mais urgentes" - revelou.

O secretário da SEMSUR, Valério Santiago, disse que, junto com a SELIM e a SEMOP, estão sendo tomadas medidas para garantir que a precipitação de uma chuva como a de ontem,  não provoque aumento de erosões e crateras que prejudiquem os moradores das áreas onde estão localizadas estas lagoas de captação: "As medidas necessárias estão sendo tomadas imediatamente" - disse.

De acordo com Franklin Wanderley, da SEMOP, já foram solicitadas carretas de material para aterramento, para combater a erosão em algumas destas lagoas de captação. "A solução é paliativa, mas, eficiente, enquanto estaremos dando início a um projeto maior de revitalização destas áreas" - disse, concluindo que as equipes estarão em plantão permanente para solucionar eventuais transtornos provocados por alagamentos e deslizamentos provocados pela chuva.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior