Jornada Pedagógica prossegue com palestra de Marilena Bigoto - 21/02/2017
Um dos nomes mais esperados na programação da Jornada Pedagógica, a psicóloga Marilena Bigoto conduziu sua palestra na noite desta terça-feira (21), na segunda noite do evento, falando sobre o uso do Eneagrama na Educação, para o público presente no auditório da Igreja Batista Vida Nova.
Em sua fala, Bigoto defendeu o papel do professor como agente de transformação, formador de opinião e orientador de vida. "O professor deve conhecer sua importância no desenvolvimento das crianças, como educador, desenvolvedor, orientador, inspirador, apoiador e estimulador" - disse, ao relacionar princípios do Eneagrama às relações aluno e professor.
O estudo do Eneagrama reúne 09 tipos de personalidades do ser, exemplificando seus modos de pensar, agir e sentir, como forma de interação com o mundo. "Educar é isso, desenvolver a pessoa para torná-la o que ela quer ser, apesar de todas as mudanças que estamos vivendo"- contou, ao defender que,apesar da mudança dos padrões, a essência dos valores não muda: "Todos querem ser amados e aceitos. Devemos conviver com as diferenças" - resumiu.
Marilena Bigoto é graduada em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica e mestre em Filosofia. Além disso, é sócia fundadora do ESEDES - Espaço Elaborado para o Desenvolvimento da Essência do Ser, com sede em São Paulo. Um dos segmentos trabalhados por esta empresa é a educação: de pais, educadores e desenvolvedores de outras pessoas. A psicóloga também é presidente da Associação Brasileira de Eneagrama, um instrumento de autoconhecimento e transformação pessoal que ela trouxe para a Jornada Pedagógica e que oferece recursos para o professor se conhecer, se entender e ajudar seus alunos a fazerem o mesmo. A programação da Jornada Pedagógica prossegue até sexta-feira (24).
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM