Prefeito implementa governo com diálogo permanente - 15/02/2017

Com a proposta de um governo com diálogo permanente, o prefeito Rosano Taveira realizou na noite desta quarta-feira, 15, a leitura da mensagem anual, abrindo oficialmente os trabalhos do Poder Legislativo. O chefe do Executivo e a vice-prefeita Elienai Cartaxo foram conduzidos ao plenário pelos vereadores Rhalessa Freire e Thiago Cartaxo. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Irani Guedes.

Rosano Taveira iniciou o discurso falando sobre a ligação afetiva com a Câmara, onde permaneceu por 12 anos exercendo a boa política, sendo seis anos como presidente. E, de forma objetiva expôs o que já conseguiu realizar nos 45 dias de governo, ressaltando que sua filosofia de trabalho é "manter a porta aberta para o diálogo".

De forma transparente e driblando a crise financeira, Taveira priorizou o pagamento do funcionalismo público, que encontra-se em dia, o que só foi possível graças à redução dos custos. E, algumas medidas estão sendo tomadas para o melhor desempenho da máquina pública. Dentre elas, a autorização do início do processo de descentralização orçamentária e financeira nas secretarias da Saúde, Educação e Assistência nessa primeira etapa. "Neste ano vamos iniciar ainda a realização do Plano Plurianual participativo, envolvendo todas as secretarias", revelou.

Em 45 dias de governo, o gestor retomou a execução do sistema de esgotamento sanitário, manutenção viária e das unidades de educação e saúde. Reabriu a UPA de Nova Esperança e permitiu a retomada das cirurgias eletivas na Maternidade Divino Amor, além de recolocar em funcionamento o Programa da Saúde Bucal.

Na área da Cultura, Rosano Taveira autorizou a instalação da Escola de Música Maestro Epitácio Leopoldino e da Biblioteca Municipal no prédio do Cine Teatro, onde serão concentradas outras atividade culturais para potencializar o uso do Parque Aluízio Alves.  O carnaval Parnamirim Multicultural 2017 está garantido e as aulas de balé receberam uma demanda superior a 300 alunos.

Na área da educação mudanças importantes estão em andamento como a criação de uma coordenadoria de inspeção e censo escolar, assim como adoção de medidas estratégicas para melhorar a segurança nas escolas. "Os desafios são enormes, mas conto com o apoio do Legislativo, Judiciário e Ministério Público e toda a sociedade civil para, juntos, retomarmos o equilíbrio das contas e dos investimentos, implementando um novo tempo e uma nova história", concluiu o gestor.

Postado Por: Yara Okubo