Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parceria entre Fundação e Clowns de Shakespeare leva jovens à UFRN - 01/02/2017

Cultura a serviço da cidadania e também do futuro de jovens parnamirinenses. O projeto Laboratório da Cena, uma parceria entre a Fundação Parnamirim de Cultura e o grupo teatral Clowns de Shakespeare, inicia 2017 com conquistas. Ao todo, oito aprovados no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os cursos de Dança e Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A profissionalização para as áreas artísticas foi uma decorrência do envolvimento dos alunos ao longo do último semestre do projeto.

O estudante Robson Rubens, 20, integra o Laboratório da Cena desde o início, em 2015. "Eu sempre tive vontade de ingressar no curso de Teatro. Mas depois do projeto, o desejo ficou ainda maior", comemora a conquista. 

O principal objetivo do Laboratório da Cena é promover e introduzir a linguagem teatral no universo dos jovens parnamirinenses. Os encontros são duas vezes na semana e tem como ponto de partida obras literárias. Nos últimos anos, os alunos trabalharam com os textos Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez. 

"Um dos maiores ganhos do projeto é possibilitar que o olhar deles mudem. No começo, as avaliações eram "gostei" e "não gostei". Agora, eles já mostram uma análise crítica. A longo prazo, pretendemos com o projeto, fomentar a cena teatral em Parnamirim", afirmou o coordenador do Laboratório da Cena, Diogo Spinelli.

Para 2017, a perspectiva é a continuação da parceria. "Temos muito interesse em possibilitar a continuidade das atividades e estender o projeto para outras áreas como a Educação", comentou o presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes.

Os jovens a partir de 16 anos podem se candidatar a uma vaga ao projeto Laboratório da Cena. Atualmente, participam da atividade 30 jovens. A chamada para novos integrantes deve acontecer ainda nesse primeiro semestre, através do site da Fundação. 


Postado Por: Kassandra Merielli Lopes Lima
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+