Força Jovem transforma realidade de jovens da Escola Limírio - 16/01/2017
O projeto piloto "Força Jovem: o Voo da Esperança" foi encerrado na manhã de hoje, 16, na Escola Municipal Francisca Fernandes com resultados positivos. A avaliação é da secretária de Educação, Francisca Henrique, que pretende levar para outras escola vulneráveis da rede municipal esse formato de trabalho para combater a violência e trabalhar a cidadania entre os jovens.
Milena Félix, 16, 7° ano, relembrou a triste situação vivenciada no ano passado na Escola Limírio Cardoso. "Foi muito chocante ver a nossa escola depredada. Ficamos um mês sem aulas e até hoje é difícil acreditar que tudo isso aconteceu", relatou a estudante que participa do projeto e tem a esperança de que essa semente plantada, transforme o destino dos jovens.
Sem controle, foi a forma como os estudantes da Escola Limírio chegaram para participar do Força Jovem. E, numa alusão ao símbolo do projeto - a Fênix - os alunos também estão renascendo, agora mais conscientes e conhecedores dos deveres e direitos dos estudantes, como cidadãos. Daliane Vitória, 12, 6° ano, se empenhou durante o projeto. "Aprendemos a ser cidadãos e vamos repassar tudo o que vimos. Destruir um bem comum da comunidade é burrice porque estamos prejudicando a nós mesmos", disse a aluna.
Para acolher os alunos da Escola Limírio Cardoso, a professora Rosângela Mendonça Martins Santos utilizou os recursos da sala multifuncional e montou jogos de dama com material reciclável. "Ao chegarem aqui, eles se sentiam intrusos. Através dos jogos, os estudantes puderam se inteirar e estudar a matemática, história e geografia, tudo de forma lúdica", explicou.
As aulas de dança foram desenvolvidas voluntariamente por dois jovens de Monte Castelo e ex-alunos da Escola Francisca Fernandes. Jeferson Figueiredo explica porque resolveu ajudar a escola "através da dança posso ajudar jovens como eu a não se envolver em situações de perigo e de vagabundagem. Faço isso com o coração", disse.
John Ruggeiery, 25, desenvolve o trabalho de dança no bairro desde 2006. "Além de ensinarmos os jovens da escola Limírio Cardoso, abrimos a possibilidade da comunidade de Monte Castelo a participar das aulas, terças e quintas das 17h15 às 18h30. São aulas de hip hop gratuitas", disse.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM