Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim inicia vacinação contra HPV para meninos - 05/01/2017

Parnamirim iniciou esta semana a campanha de vacinação contra o vírus HPV para meninos. Garotos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A inclusão desse grupo tinha sido anunciada em outubro de 2016, mas só entrou em vigor agora, em janeiro de 2017.  A imunização se estende durante todo o ano. 

Anteriormente, apenas meninas de faixa-etária próxima recebiam as doses da vacina pelo programa nacional. No entanto, o ministério optou por reduzir o número de doses aplicadas nas meninas para incluir os meninos na campanha.

"Até o ano passado era disponibilizado apenas para meninas, que tem mais facilidade de adquirir a doença. Porém, este ano  disponibilizaram para os meninos, pois eles não adquirem com a mesma facilidade das meninas, mas são os maiores transmissores", explica a enfermeira e chefe do setor de imunização da Secretaria de Saúde de Parnamirim, Nicelha Guedes. 

A vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais nos homens, além de contribuir para redução do câncer de colo de útero entre as mulheres.

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.

Ainda segundo Nicelha, outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses. 

Meningite C 

Também entra em vigor agora a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução. 

Serviço:

Vacina contra HPV 

Quem pode tomar: Meninos (12 a 13 anos); Meninas (9 a 14 anos)

Contra Meningite 

Meninos e Meninas ( 12 e 13 anos)

O que levar: Cartão de Vacina e cartão do SUS 

Onde: Postos de Saúde de Parnamirim

*Foto: Portal G1


Postado Por: Jefferson Henrique Bezerra Gurgel
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+