Seminário marca Dia Internacional da não Violência contra a Mulher - 25/11/2016
A Secretaria de Assistência Social de Parnamirim (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoveram na manhã desta sexta-feira (25) um seminário alusivo ao dia internacional de não violência contra a mulher, celebrado hoje. A ação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad).
Na oportunidade, uma roda de conversa discutiu assuntos referentes ao tema em questão, como, por exemplo, proceder se você sofrer algum tipo de violência, identificar sinais de violência e contextos sobre a Lei Maria da Penha. Além disso, foi mostrado um vídeo sobre a rotina diária das mulheres.
O evento reuniu a secretária adjunta da Semas e presidente do CMDM, Josiane Bezerra, além de coordenadores, psicólogos e advogados da Semas.
O seminário encerra a grade de atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em 2016.
Origem da data
Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa conhecidas como "Las Mariposas", que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país as mesmas foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.
Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
Postado Por:
Jefferson Henrique Bezerra Gurgel
Fotografia de:
ASCOM