Educação oriente conselhos escolares sobre eleições diretas - 08/11/2016

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Gestão Escolar, realizou na manhã desta terça-feira (08) uma reunião para orientar os conselhos escolares de seis unidades do município que promoverão eleições diretas para o corpo gestor para o biênio 2017/2018.

O encontro foi realizado no auditório da UNP no bairro Santos Reis e contou com a presença dos conselhos das escolas municipais Rubens Lemos, Sadi Mendes, João Gomes, Alzelina Sena, João Gomes e Josafá Machado.

A coordenadora de gestão escolar, Maria Eugênia Furtado, foi a responsável pela reunião. Ela destacou o papel e a importância dos conselhos tanto nas esferas administrativa, financeira e pedagógica. "Os conselhos representam os vários setores da escola pública e é preciso que eles atuem junto da gestão, pois a escola pertence a todos", explicou.

Os membros dos conselhos receberam orientações sobre todo o processo de eleições diretas que irá acontecer nas seis unidades no próximo dia 06 de dezembro. Os presentes realizaram leitura da Lei complementar 098/15 que criou a Comissão Eleitoral Central responsável por organizar os processos nas unidades do sistema municipal de ensino.

Como parte das orientações, os conselhos foram apresentados ao regimento e ao cronograma do processo eletivo, além de receberem um manual e recomendações sobre o material a ser trabalhado na comissão eleitoral escolar.

Novas eleições

A perspectiva da Secretaria de Educação é de que até abril do próximo ano todas as escolas que atendem do 6º ao 9º ano já possam ter passado pelo processo eleição direta. As escolas Augusto Severo, Maria do Céu Fernandes, Maria Francinete e Erivan França foram as primeiras a realizarem o processo em outubro de 2015.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabêlo