Reunião técnico administrativa discute resultados do IDEB 2015 - 17/10/2016

Gestores e coordenadores das escolas municipais estiveram reunidos ao longo de toda esta segunda-feira (17) para debate e estudo dos resultados do Índice Nacional da Educação Básica (IDEB) no município. O encontro foi organizado pela Coordenadoria Técnico Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e realizado no Auditório da UNP em Santos Reis.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Rosimar Moreira, a reunião foi um momento de avaliação dos resultados alcançados e das metas a serem atingidas no índice. "O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no ultimo oito de setembro e temos já no calendário anual este encontro, voltado para refletir esses dados", explica.

A ideia é que a partir do encontro cada equipe gestora leve para a escola novas abordagens para buscar um aprimoramento no resultado tanto os positivos quanto os negativos. Neste ano, o encontro adotou uma estratégia diferente, em que não foram tratados os resultados isolados. Rosimar explica que dessa forma cada equipe pode se concentrar melhor no trabalho desenvolvido por cada unidade.

"Não temos interesse em estabelecer uma competitividade entre as escolas, por isso o objetivo é uma reflexão geral dos resultados. Cada um recebeu um histórico da evolução do índice com o qual poderá trabalhar para desenvolver suas metas", completa Rosimar.

A coordenadora lembrou ainda que é importante que seja desenvolvido um trabalho em conjunto tanto na modalidade dos anos iniciais quanto a dos anos finais. "Embora tenhamos atingido a meta nos anos iniciais, sabemos que o desenvolvimento da educação está entrelaçado e por isso não centramos esforços onde o resultado não foi satisfatório, mas sim sempre no todo", especifica.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa procura reunir um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, possibilitado resultados sintéticos e o tracejo de metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep. Para as escolas musicais, o resultado é obtido através da Prova Brasil.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabêlo