Prefeitura promove 4ª edição da Semana do Bebê - 06/09/2016
Realizada pelo quarto ano consecutivo em Parnamirim, a Semana do Bebê teve sua programação aberta para mais uma edição, na manhã desta terça-feira (06), no auditório da Escola Municipal Augusto Severo. Fruto de uma ação integrada entre as secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Assistência Social e Esporte e Lazer, a Semana do Bebê cumpre o decreto municipal de número 5.747/2015, que dá garantias e direitos às crianças de 0 a 06 anos do município.
O diferencial da Semana do Bebê é a ação em rede desenvolvida pelas diversas secretarias e coordenações do executivo municipal. O objetivo é observar de forma ampliada e auxiliar os pais no desenvolvimento dessas crianças que se encontram na primeira infância. Por isso, a programação dispõe de oficinas, palestras e atividades pedagógicas.
O secretário municipal de educação, Rildo Cruz, enfatizou durante a solenidade de abertura a importância do município se atentar para essa faixa etária. "A gente precisa ter uma preocupação com essa criança da primeira infância que será em breve um adolescente. A Semana do Bebê insere essa prioridade na agenda pública do município", afirmou.
Parnamirim também apresenta números satisfatórios no cuidado à saúde dessas crianças. Segundo o secretário municipal de saúde, Henrique Costa, o município é um dos poucos no estado a possuir um banco de leite dentro da própria maternidade, um dos três no Rio Grande do Norte a ter uma UTI Neonatal com 10 leitos, um programa pré-natal de alto risco, 54 Equipes de Saúde da Família e uma ferramenta como o Disque 100, que registra casos de abuso e agressão.
"A gente vem trabalhando para dar uma qualidade de vida cada vez melhor a essas crianças de 0 a 6 anos. A Semana do Bebê nos auxilia nesse sentido, já que também é capaz de promover uma maior conscientização entre os pais", concluiu o secretário municipal de saúde.
Programação
A programação inicia na quinta-feira (08) e termina no dia 16 de setembro com um caminhada pelas ruas da cidade. Nos CMEIs pólos, as oficinas serão sobre prevenção de acidentes domésticos, cuidados com o recém nascido, alimentação até os 2 anos. No CRAS e nas escolas, as palestras serão sobre sexualidade e gravidez na adolescência. O encerramento será uma mesa de apresentação dos resultados obtidos na Semana do Bebê e também será feita uma homenagem ao Bebê Prefeito com a entrega de Placa de Homenagem à família do Bebê.
Postado Por:
Jefferson Henrique Bezerra Gurgel
Fotografia de:
ASCOM