Parnamirim não realizará desfile cívico a pedido das escolas - 30/08/2016

Em atenção à solicitação realizada pelas escolas do município a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, anunciou nesta terça-feira (30), que não realizará o desfile cívico na cidade. O cancelamento foi motivado pela insegurança que ameaça as escolas do Rio Grande do Norte. O desfile será substituído por um momento cívico, realizado no dia 5  de Setembro.

O pedido das escolas tem como objetivo preservar a integridade física dos alunos e professores. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 (PenSE) mostram que  o RN é o Estado do País onde os alunos mais perderam aula por motivo de segurança, relacionada a violência.

A pesquisa foi realizada no primeiro semestre do 2015 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Ainda segundo a pesquisa as aulas foram suspensas pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, de 2015, em 22,2% das escolas potiguares, por insegurança. A coordenadora de gestão escolar do município, Maria Eugênia Furtado, explica que o objetivo principal é manter o bem-estar dos estudantes e profissionais da educação "Nossa prioridade é a segurança dos alunos, por isso acatamos o pedido e substituímos o desfile por uma cerimônia menor", afirmou.

O momento cívico contará com a participação de 46 escolas municipais e será realizado, às 07h30, em frente ao Teatro Municipal. O evento contará com a presença da banda Trampolim da Vitória, que conduzirá a solenidade. As escolas serão representadas por uma comissão de dois alunos por instituição.

Postado Por: Yara Okubo