Educação inaugura minibiobletca do projeto Casa das Palavras - 08/07/2016

Agora a população de Parnamirim possui mais uma opção literária. A Secretaria Municipal de Educação (Semec), através do Projeto "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura", inaugurou na tarde desta sexta-feira (08) uma minibiblioteca no caminhódromo da Avenida Castor Vieira Régis na Cohabinal. A biblioteca, em formato de uma pequena casa, faz parte do projeto Casa das Palavras.

A secretária adjunta de educação, Alcione Flávia, esteve presente na inauguração. Ela destacou o trabalho da secretaria na formação de leitores e incentivo à prática de leituras, que é desenvolvido em todas as escolas municipais. "Esta é mais uma conquista de um projeto enriquecedor que tem alcançado alunos, pais e agora também está chegando até a população. A ideia é compartilhar a leitura com todos", enfatiza.

A coordenadora do projeto de leitura da Semec, Angélica Vitalino, explicou que esta é uma iniciativa que já existe em outros municípios potiguares e que agora chega à Parnamirim. "Nos inscrevemos e fomos contemplados. Este será um ponto em que organizaremos atividades literárias diversas e agora vamos procurar expandir para os outros bairros da cidade", destacou.

A casa das palavras conta com patrocínio da Cosern e da Oi, através da lei Câmara Cascudo. Além da estrutura da minibiblioteca, eles são responsáveis também pelo acervo que possuem mais de 60 títulos, entre romances, poesia, quadrinhos, contos, biografias e cordéis.

O estudante Eduardo das Chagas da Silva, de 13 anos, aluno do 7º ano da Escola Municipal Ivanira Paisinho era um dos que, entre muitos, estava pegando um livro emprestado. "É uma ideia muito boa. Quem quiser pode pegar um emprestado para ler e devolver, como também pode doar um", elogiou. Durante a inauguração também houve declamação de cordel e a presença de mediadores de leitura que atuam no sistema municipal de ensino.

A casa

A Casa das Palavras é um projeto itinerante espalhado por municípios do RN, levando arte e encantamento às pessoas. Foi iniciado em 2014, sendo realizado nas cidades de Assú e Pau dos Ferros. Em 2015, desembarcou nas cidades de Currais Novos, Ceará-Mirim, Macaíba e São Paulo do Potengi.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabêlo