Cerimônia celebra 60 anos da comunidade japonesa em Parnamirim - 08/07/2016
A cerimônia de homenagem aconteceu no auditório do Sebrae. O evento reuniu japoneses, descendentes, representantes do Sebrae e o secretário de Turismo da cidade.A chegada dos Japoneses no estado ocorreu durante o período pós-guerra. Após um estudo feito pelo governo, Pium foi apontada como uma região com potencial para agricultura, por isso o local acolheu 10 famílias.
O senhor Kenji Matsunae chegou no município com a família aos 11 anos de idade e vive em Pium até hoje “Vim para o Brasil com meus pais, aqui conheci minha esposa e criei meus filhos. Continuo morando em Pium, pois é um lugar muito tranquilo para se viver. Adoro o clima da região”, explicou.
O evento foi organizado pela esposa de Kenji. Dona Gelza Matsunae é brasileira e admiradora da cultura japonesa "Decidi organizar o evento, pois é importante que os japoneses que vivem no RN mantenham sua cultura viva. O evento é uma forma deles se reencontrarem", afirmou.
O secretário de Turismo do município afirmou que a presença do grupo em Pium é enriquecedora culturalmente e importante para o turismo local "A experiência de conviver com uma nova cultura é muito boa para os moradores da região e atrai turistas interessados em conhecê-los", disse.O evento contou com exposições de mangá, oficinas de bonsai, origami e Ikebana. Além de um momento de degustação da comida oriental. Amanhã as oficinas continuam no Sebrae. Os interessados devem ir até o local para participar das atividades.
Postado Por:
YARA OKUBO
Fotografia de:
ASCOM