Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Assembleia escolhe conselheiros do Fundeb - 09/06/2016

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou na noite desta quarta-feira (08) uma assembleia geral para a escolha dos membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS - Fundeb). A assembleia foi realizada no auditório Vinicius Medeiros na Escola Municipal Augusto Severo e contou com a participação de representantes de todas as categorias. 

As vagas escolhidas são para os representantes dos gestores, pais e estudantes para o biênio 2016/2018.Foram eleitos para as vagas de representantes dos gestores das escolas públicas municipais: Eliza Christina Toscano de Mendonça como titular e Marcelino Machado de Melo como suplente; representantes dos pais de alunos das escolas públicas municipais: Églia Dantas de Medeiros e Jeime Lima da Silva como titulares e Maria de Fátima Pires do Amaral e Marcilio Olivieira Duarte como suplentes; representantes dos estudantes da educação básica pública: Guilhermina Aparecida Machado como titular e Paulino Silva Diniz como suplente.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação Adjunta, Marizete Paulino, que é presidente da comissão eleitoral, o conselho é de suma importância para a educação municipal. "Este conselho realizará o controle social dos fundos da educação. Ele tem o papel de acompanhar, avaliar e fiscalizar se os recursos do Fundeb estão sendo utilizados de maneira adequada", explica.

O Fundeb é regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e estabelece que no mínimo 60% dos recursos seja destinado para o pagamento de professores. O conselho é responsável por analisar as prestações de contas mensalmente e a partir disso emitir um parecer. Caso haja irregularidades, o fundo fica bloqueado. 

Sobre o Conselho

O Conselho do Fundeb é um colegiado que tem como função o acompanhamento e controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, com ação independente e harmônica junta a órgãos da administração pública, como forma de controle social direto.

O Cacs é constituído pela Lei Municipal Nº 1.385 de 11 de julho de 2008, alterado pela Lei Municipal nº 1.673, de 17 de julho de 2014, de Parnamirim/RN e o executivo é responsável por oferecer apoio logístico e material, garantindo o desempenho das atividades. 


Postado Por: Emanuel Diniz Rabêlo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+