Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirinenses se mobilizam contra o tabagismo - 31/05/2016

Todos com o mesmo objetivo: informar e prevenir sobre os males causados pelo fumo. Assim foi a ação de mobilização contra o tabagismo, promovida pela Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad) na tarde desta terça-feira (31) - Dia Mundial sem Tabaco - no Largo da Cohabinal. 


A ação, que  reuniu o secretário de Saúde de Parnamirim, Henrique Costa, e usuários do programa programa municipal de tabagismo "Fumo Zero" contou com apresentações em alusão aos jogos olímpicos  de dança e karatê das crianças, e orientações sobre os prejuízos à saúde, causados pelo fumo.  "Estamos aproveitando esse dia para conscientizar e informar a população sobre os maus do tabaco, que tem um tratamento disponibilizado gratuitamente no município", frisa a coordenadora do programa de tabagismo, Irinalma Oliveira.

Seu Sanzio Paulo,de 50 anos, aderiu ao tratamento há três meses."Comecei a fumar desde o 11 anos. Senti a necessidade de procurar a ajuda pra eu largar esse vício. Sei que será difícil, mas vencerei", disse o morador de Nova Parnamirim. Jorge Luis da Silva, 54, contou que fumava desde os 14 anos. "Fui muito influenciado pelas propagandas de cigarro. Recentemente fui submetido a uma angioplastia e iniciei o tratamento há três meses", falou. 

Irinalma  ainda frisou, que o programa já ajudou mais de 2.100 pessoas em Parnamirim."O município conta com profissionais treinados para atuar no tratamento ao tabagismo. Além disso, os polos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) funcionam como pontos de apoio", conclui.

Tratamento gratuito 

O programa de tratamento contra o tabagismo foi implantado em 2011 no município. O serviço é desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Sesad), em parceria com o Ministério da Saúde. Os pacientes são cadastrados no programa e encaminhados para uma terapia, com duração mínima de três meses. Nela, os usuários recebem medicação gratuita e são inseridos, ainda, em atividades físicas semanalmente. 

Qualquer pessoa em Parnamirim pode se dirigir às Unidades de Saúde (UBSs) dos bairros Parque Industrial, Nova Parnamirim, Boa Esperança, Passagem de Areia e aos demais polos de distribuição (CCPAR) para se cadastrar no programa e receber o tratamento.


Postado Por: YARA OKUBO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+