Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Ação marca Dia Mundial sem Tabaco em Parnamirim - 31/05/2016

Todos com o mesmo objetivo: informar e prevenir sobre os males causados pelo fumo. Assim foi a ação de mobilização contra o tabagismo, promovida pela Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad) na tarde desta terça-feira (31) - Dia Mundial sem Tabaco - no Largo da Cohabinal.

A ação, que  reuniu o secretário de Saúde de Parnamirim, Henrique Costa, e usuários do programa programa municipal de tabagismo "Fumo Zero"contou com apresentações em alusão aos jogos olímpicos  de dança e karatê das crianças, e orientações sobre os prejuízos à saúde, causados pelo fumo. 

"Estamos aproveitando esse dia para conscientizar e informar a população sobre os maus do tabaco, que tem um tratamento disponibilizado gratuitamente no município", frisa a coordenadora do programa de tabagismo, Irinalma Oliveira.

Seu Sanzio Paulo,de 50 anos, aderiu ao tratamento há três meses."Comecei a fumar desde o 11 anos. Senti a necessidade de procurar a ajuda pra eu largar esse vicío. Sei que será difícil, mas vencerei", disse o morador de Nova Parnamirim.

Jorge Luis da Silva, 54, contou que fumava desde os 14 anos. "Fui muito influenciado pelas propagandas de cigarro. Recentemente fui submetido a uma angioplastia e iniciei o tratamento há três meses", falou.

Irinalma  ainda frisou, que o programa já ajudou mais de 2.100 pessoas em Parnamirim."O município conta com profissionais treinados para atuar no tratamento ao tabagismo. Além disso, os polos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) funcionam como pontos de apoio", concluí.

Tratamento gratuito

O programa de tratamento contra o tabagismo foi implantado em 2011 no município. O serviço é desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Sesad), em parceria com o Ministério da Saúde. Os pacientes são cadastrados no programa e encaminhados para uma terapia, com duração mínima de três meses. Nela, os usuários recebem medicação gratuita e são inseridos, ainda, em atividades físicas semanalmente.

Qualquer pessoa em Parnamirim pode se dirigir às Unidades de Saúde (UBSs) dos bairros Parque Industrial, Nova Parnamirim, Boa Esperança, Passagem de Areia e aos demais polos de distribuição (CCPAR) para se cadastrar no programa e receber o tratamento.


Postado Por: Jefferson Henrique Bezerra Gurgel
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+