Doação de sangue mobiliza parnamirinenses - 25/05/2016
Ajudar o próximo. Este é o principal objetivo dos parnamirinenses que estão doando sangue nesta quarta-feira(25) no caminhão coletor da Hemonorte, estacionado em frente à Central de Regulação de Exames, na Avenida Tenente Medeiros, permanentemente nas últimas quartas-feiras de cada mês, com o objetivo de incentivar a população a ser doadora. A doação segue até as 17h de hoje.
Com os estoques de sangue em baixa, a enfermeira do Hemonorte, Conceição Lira diz que é importante que a população seja voluntária nesse processo. "Estaremos todos os meses em Parnamirim e convocamos a população para serem doadores. Pois necessitamos de sangue diariamente para salvar vidas", justificou.
Segundo Conceição, o Hemonorte necessita diariamente de 800 bolsas de sangue para suprir a demanda. Atualmente, os estoques encontram-se apenas com 50% do montante.
Abraão da Silva, de 41 anos, é doador desde 1999. "Já faço a minha parte há muito tempo. Hoje eu vim doar especificamente para um amigo que está necessitando", disse o morador de Bela Parnamirim.
Já Samara Silva, fez a doação pela primeira vez. "Acho muito importante. E seria interessante que quem pudesse doar ajudasse a salvar vidas", frisou.
O processo da doação é rápido e seguro e você ainda salva até quatro pessoas com apenas uma doação. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. Não esqueça que o Brasil vive intenso problema com a falta de doadores, e este fator coloca todos nós em situação preocupante.
Segundo o Hemonorte, para doar sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos ( o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessitam de autorização e presença dos pais ( pai ou mãe) ou responsável legal, durante todo processo da doação de sangue); Ser saudável; Pesar acima de 50kg; Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior; Evitar alimentos gordurosos antes da doação; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.
Postado Por:
Jefferson Henrique Bezerra Gurgel
Fotografia de:
ASCOM