Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim dispõe de Serviço Especializado em HIV/Aids - 09/05/2016

A prefeitura de Parnamirim dispõe desde 2011 do serviço de assistência especializada aos portadores de HIV/ Aids (SAE) do município. O ambulatório de Infectologia é referência e conta com uma equipe multiprofissional, que atende  400 pacientes cadastrados, numa média de 50 atendimentos por semana em caráter ético e sigiloso. 

Os pacientes recebem medicação gratuita mensalmente. O chamado "coquetel" é formado por inibidores de transcriptase reversa. "O paciente de HIV tende apresentar algumas doenças secundárias, fruto da debilidade do sistema de defesa do corpo. Então, nós disponibilizamos toda uma assistência integrada para melhorar a qualidade de vida dos usuários com uma abordagem multidisciplinar", conta a coordenadora do SAE, Gerlane Alves. 

Gerlane explica ainda, que o diagnóstico clínico tem início nas unidades básicas de saúde. "Os postos de saúde  dispõe de testes rápidos e insumos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e  C. Com a confirmação, os pacientes são encaminhados para cá e passam a receber todo o acompanhamento", disse. 

O trabalho multidisciplinar do SAE envolve médicos infectologistas, enfermeiros, farmacêutico, psicólogo, assistente social, nutricionista e técnico de enfermagem.Lá, são realizados ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids, cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia e ginecológico. Além disso,controle e distribuição de medicamentos antirretrovirais, orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; ações educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle das ISTs.  

Seu Ailton, de 55 anos, descobriu que era soro positivo em 1999. Desde 2012 ele recebe medicação e assistência do serviço. "Não tenho problema em falar que sou positivo, mesmo sabendo que enfrento preconceito. Essa ajuda aqui[do SAE] é de grande valia para mim. É necessária", diz o aposentado. 

Entre 2014 e 2015, o SAE realizou 13.245 atendimentos em testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite C, além de consultas médicas em atenção especializada, atividades educativas e práticas integradas. 

Serviço: 

O SAE tem demanda aberta. Qualquer pessoa pode procurar o ambulatório, desde que apresente um encaminhamento médico ou algum exame que comprove a indicação da doença. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16, e fica localizado na Rua Brigadeiro Pessoa Ramos,31, no bairro Cohabinal. Telefones: 3644 1513/3645 5500


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+