Educação realiza encontro de formação de mediadores de leitura - 20/04/2016
Os professores tiveram contato com formatos como o Poetrix, criado no Brasil nos anos 90; Aldravias, que remetem ao movimento aldravista em Minas Gerais e Haicais, tradicionais poemas japoneses originários do século XVII. A oficina contou com produção de textos nestes formatos por parte dos mediadores.
José de Castro destaca que o uso da poesia é importante para estimular o gosto pela leitura em crianças. "A sonoridade, as rimas, tudo isso é um atrativo. A criança passa a ter gosto pela leitura através do prazer e não por um imposição de gêneros textuais mais complexos", explica.
O autor também regularmente visita as escolas municipais que trabalham a sua obra como os livros "A marreca de Rebeca", "A cozinha de Maria Farinha", "Poemas Brincantes", "O mundo nas minhas mãos" e "Dicionário engraçado".
Sobe o autor
José de Castro nasceu na cidade de Esplendor em Minas Gerais e atualmente reside na capital potiguar. Ele é professor aposentado do Departamento de Educação da UFRN, ex-diretor da TV-Universitária de Natal.
É membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte e foi diplomado como Cônsul da Poesia de Parnamirim (RN) pelo Movimento Poetas del Mundo. Participou em várias antologias poéticas para adultos e seus livros de poemas vêm sendo adotados por várias escolas do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM