Escola Francisca Bezerra promove gincana do livro - 19/04/2016
A organizadora da gincana, a professora mediadora de leitura, Joseli Ferreira, fala que a ideia é de uma competição de conhecimentos literários. "São provas e brincadeiras envolvendo as principais obras infantis que são trabalhadas em sala de aula e na biblioteca, com ênfase às obras de Monteiro Lobato, que são aplicadas desde o ensino infantil", explica.
Para a realização da gincana, os alunos foram divididos em três equipes e teve a participação de uma mesa julgadora. Foram realizadas provas como perguntas e respostas, leituras de poemas como os da obra “Arca de Noé” de Vinicius de Morais, imitações de personagens clássicos como Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, corridas e outras disputas.
Dia do Livro
O Dia nacional do livro foi instituído em 2002, através da lei 10.402, ficando oficialmente reconhecido como o dia nacional da literatura infantojuvenil em homenagem ao legado do escritor paulista Monteiro Lobato.
Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM