Escolas municipais comemoram dia do livro infantil - 18/04/2016
A data de 18 abril foi escolhida nacionalmente em referência ao nascimento de Monteiro Lobato. Na ocasião também foram feitas homenagens ao escritor, um dos maiores autores brasileiros de literatura infantil, com direito a desfile dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Os pais também participaram das ações, como no encontro com mães leitoras. Foram realizados saraus e apresentações teatrais.
De acordo com Angélica Vitalino, coordenadora do projeto "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura" da Secretaria Municipal de Educação (Semec), as atividades de hoje foram a culminância do trabalho com as obras de Monteiro Lobato realizado em sala de aula. "Ações como essa trazem a esperança que a cidade se estabeleça com pequeninas mãos nos livros, com livros às mãos das crianças", enfatiza.
Dia do Livro
O Dia nacional do livro foi instituído em 2002, através da lei 10.402, ficando oficialmente reconhecido como o dia nacional da literatura infantojuvenil em homenagem ao legado do escritor paulista no gênero.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM