Escola Homero Dantas recebe o editor José Xavier Cortez - 12/04/2016
A mediadora da sala de leitura, Maria Bernadete, conta que é uma imensa honra para a escola receber o editor e que tem o apoio do projeto "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura" da Secretaria Municipal de Educação. "Este projeto abre muitas portas e esse é um momento de estimulo a formação de uma geração de leitores", elogia.
Para o editor cada roda de conversa é um momento diferente, e que entre todos os níveis para quais palestra a curiosidade é grande. "Grande parte dos meus saberes vem desses diálogos e procuro mostrar minha trajetória como um incentivo para os alunos", detalha. Cortez enfatiza também o trabalho internacional da editora que procura valorizar o escritor local pelo mundo.
Durante a palestra, Cortez mostrou um pouco do trabalho que desenvolve nas escolas há seis anos, e lembrou que a escola Homero Dantas foi uma das primeiras a receber sua visita. Em destaque, obras que contam sua biografia como o documentário "Semeador de livros" e o livro "Como um rio". Além da palestra, alunos do quinto ano prestaram homenagens ao editor declamando poesias com temas nordestinos.
Sobre o editor
José Xavier Cortez é natural de Currais Novos, no seridó potiguar, e saiu de casa aos 17 anos para ganhar ao mundo. Sua editora, uma das maiores do pais, já publicou mais de mil títulos, e tem papel relevante na educação brasileira.
Em sua história de vida, já lavou carros, trabalhou no garimpo, foi balconista, ingressou na marinha e se formou em economia antes de abrir a Cortez Editora e Livraria na capital paulista onde mora desde 1965.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM