Saúde registra 3,4 milhões de atendimentos em 2015 - 04/04/2016
A prefeitura de Parnamirim tem investido na saúde da população. A Secretaria de Saúde (Sesad) divulgou um balanço dos serviços feitos no ano passado e os números chamam a atenção: foram 3,4 milhões em atendimentos e procedimentos realizados entre janeiro a dezembro de 2015. Destes, 1.880.508 de atendimentos ambulatoriais na atenção primária (básica) à saúde; 1.135.820 em exames, ressonâncias, consultas e especialidades ( serviços de média complexidade) e 22.269 cirurgias de alto custo(alta complexidade).
Além disso, o levantamento feito pela Sesad mostra também que foram realizados 217.899 procedimentos cirúrgicos (incluindo as pequenas cirurgias) na rede municipal de saúde, 479.902 exames no Laboratório Central, 659.958 atendimentos no Hospital Marcio Marinho, em Pirangi do Norte, e 105.803 atendimentos na antiga UPA 24h Rosa dos Ventos.
O número de atendimentos e procedimentos realizados em 2015 é superior ao de 2014, quando foram registrados 2.466.610 de serviços realizados. "Mesmo com o aumento da demanda, devido ao crescimento populacional da nossa cidade, a rede municipal de saúde tem conseguido garantir a excelência dos serviços oferecidos à população. Tudo isso, graças aos investimentos feitos nos últimos anos", frisou o secretário de saúde, Henrique Costa.
A Sesad informou ainda, que ouve uma resposta significativa da população em campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Campanhas de Vacinação e Controle e combate a Dengue em 2015.
Rede de saúde
Parnamirim dispõe de 30 unidades básicas de saúde (UBS), onze entregues somente na atual gestão, 50 equipes do Programa Saúde da Família(PSF), mais de 300 agentes comunitário de saúde, um Centro Clínico (CCPAR - unidade de média complexidade - que oferece diversas especialidades e integra o Laboratório Municipal de Análises Clínicas; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Junta Médica do Município.
O CCPAR oferece à população de Parnamirim 31 especialidades médicas, dentre elas, mastologia, oftalmologia, cardiologia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia, com 62 especialistas, e capacidade instalada para 500 atendimentos por dia.
O laboratório tem capacidade para realizar cerca de 400 exames por dia, enquanto que o Centro de Especialidades Odontológicas realiza até 160 procedimentos por dia.
O CEO disponibiliza periodontista, endodontista, cirurgião geral, especialista em prótese, além de serviço odontológico para portadores de necessidades especiais.
Além disso, o município conta com a Central de Marcação de Exames e Consultas Especializadas; uma nova unidade de pronto atendimento(UPA 24h) Maria Nazaré, no bairro de Nova Esperança; Maternidade do Divino Amor; Centrinho para bebês, no bairro Rosa dos Ventos e demais serviços.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM