Reunião discute termo de cooperação do programa Aluno Presente - 29/03/2016
O programa é voltado para o combate à evasão escolar e é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Conselho Tutelar e a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Parnamirim do Ministério Público Estadual.
Durante a reunião foram discutidas dúvidas e propostas de ações para o desenvolvimento do programa em âmbito escolar, além da apresentação da ficha de trabalho e do texto do termo de compromisso que deverá ser assinado por todos os participes.
A coordenadora de gestão escolar da Semec, Eugênia Maria Furtado, destacou toda a preparação que as escolas têm passado para a realização do programa. "Temos mobilizado os gestores e coordenadores escolares para tornar o programa mais prático e efetivo o possível", frisou.
A promotora de justiça Isabelita Garcia ressaltou que haverá dificuldades, mas pediu empenho de todos. "É preciso um esforço coletivo para que possamos melhorar os dados de evasão escolar e infrequência no município", pontuou.
Durante a leitura do termo de cooperação algumas mudanças foram realizadas, por isso as assinaturas deverão ser colhidas por todos os participantes até a próxima sexta (1º).
Aluno presente
O programa Aluno Presente é baseado em conjunto de ações pedagógicas a serem desenvolvidas nas unidades escolares que possui um núcleo de coordenação que atua na Semec, composto por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.
O objetivo do programa é garantir a permanência das crianças em idade escolar na rede municipal de ensino. Entre as competências do programa estão o monitoramento e avaliação de casos de evasão, além da promoção do resgate do aluno ausente através da conscientização e aproximação entre a família e a escola.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM