Escola Carlos Alberto comemora dia nacional da poesia - 14/03/2016
A mediadora de leitura e professora de artes Elaine Vasconcelos conta que a escola adquiriu um acervo de livros infantis e infanto-juvenis do autor e que a presença dele faz parte do projeto "O escritor vai à escola" que vem sendo desenvolvido a dois anos. "Esse é o momento de exaltar a poesia que se trata do encantamento através das palavras", destaca.
José de Castro afirma que o mais gosta de escrever são livros infantis, apesar de produzir para todas as faixas de público. "O Brasil tem uma grande e bela escola de poetas, e o gênero tem esse mérito de ensinar a beleza, a sensibilidade, ajuda a criança a descobrir o mundo", enfatiza. Nos seus livros temas como ecologia e brincadeiras de rua são trabalhados com bom humor.
Durante o ato, alunos do 8ª ano fizeram declamações de obras do autor. A biblioteca adquiriu os títulos "A marreca de Rebeca", "A cozinha de Maria Farinha", "Poemas Brincantes", "O mundo nas minhas mãos" e "Dicionário engraçado" que serão trabalhados junto aos alunos durante o ano letivo. O escritor garante que retornará à escola para um novo encontro.
A mesma ação também será realizada no Auditório Vinicius Medeiros da Escola Municipal Augusto Severo no período noturno. Outras unidades escolares também realizaram atos literários e saraus em comemoração da data.
Um dia ou mais para a poesia
Tradicionalmente comemorado no dia 14 de março, o Dia Nacional da Poesia é celebrado simbolicamente nesta data em alusão ao nascimento do escritor baiano Castro Alves, autor de obras como "Navio Negreiro" e "Espumas flutuantes".
Em junho do ano passado, a Presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 13.131/2015 que oficializa o dia 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao nascimento do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM