Justiça pela Paz oferece serviços e discute violência contra mulher - 11/03/2016
Amor sim, violência nunca! Este foi o principal tema da quarta da edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada na manhã desta sexta-feira (11), no Cine Teatro Paulo Barbosa, em Parnamirim. A ação teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a questão da violência doméstica, além de celebrar o mês da mulher e disponibilizar diversos serviços à população.
O evento, que é uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), teve o apoio da prefeitura de Parnamirim e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. "Parnamirim sempre sai na frente no quesito bem-estar da população. Então, o município estará sempre de portas abertas para promover junto com a justiça, o combate a violência contra as mulheres e a quem quer seja", frisou o prefeito Maurício Marques.
A coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a juíza Fátima Soares, destacou o papel do Judiciário junto à sociedade no suporte a violência. "o TJ tem participado de uma forma importante no sentido que está buscando uma melhor prestação jurisdicional, sem medir esforços para combater às agressões às mulheres e prevenir as formas de ataque à parcela feminina da população. E, o Justiça pela paz em Casa, é um meio para propagarmos esse combate", disse.
A ação de cidadania reuniu diversos serviços públicos, que beneficiaram cerca de 1 mil parnamirinenses. Foram oferecidos atendimentos na área da saúde com consultas ginecológicas, mamografias, glicemia e verificação de pressão arterial, testes rápidos de HIV e sífilis, além de aulas de dança e espaço de beleza, emissão de carteira de trabalho, RG e cartão SUS, e atendimentos jurídicos e psicossociais.
Dona Maria de Fátima, de 65 anos, aproveitou para realizar todos atendimentos na área da saúde. "Fiz os testes rápidos, medi a pressão arterial e fiz até maquiagem(risos)", detalhou. Já seu Francisco Assis, de 58 anos, emitiu a 2ª via do RG e carteira de trabalho. "Perdi minha carteira de trabalho no mês passado. Assim que fiquei sabendo da ação, corri pra fazer uma nova", explicou.
Seminário contra violência doméstica
Dentro da programação do Justiça pela Paz em casa, a Secretaria de Assistência Social de Parnamirim (Semas) promoveu o primeiro Seminário contra Violência Doméstica, realizado, também, no Cine Teatro.
O seminário debateu eixos importantes da violência sofrida pelas mulheres e expôs as leis e garantias constituídas na Lei Maria da Penha, que completa 10 anos.
O juiz Deyvis de Oliveira Marques, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Parnamirim, destacou a importância do seminário e do evento como um todo. "Nós precisamos ir além do processo e envolver toda a sociedade para combater a violência. Para isso, necessitamos desenvolver essas ações educativas que capitem e repassem o máximo de informação a sociedade", falou.
A quarta edição da Semana Justiça pela Paz em Casa acontece de 7 a 12 de março em várias comarcas do Estado.
A ação contou, também, com o apoio de empresas privadas, como a UnP, Faculdade Maurício de Nassau, drogarias Santa Fé, sorveteria Okay, Studio de dança Ângelo Santos, entre outras.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM