Parnamirim adota aplicativo para população denunciar focos do Aedes - 19/02/2016
Parnamirim agora tem mais uma arma contra o Aedes aegypti. Na manhã desta sexta-feira (19), a prefeitura lançou o aplicativo "Xô Aedes" - uma ferramenta móvel que permitirá a população informar com mais rapidez e precisão à Secretaria de Saúde, os locais com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
O lançamento aconteceu no Centro Administrativo Agnelo Alves e contou com a presença do prefeito Maurícío Marques, secretários, vereadores e representantes da empresa Novetech - desenvolvedora do aplicativo, que repassou sem custos à prefeitura. "É mais uma ferramenta que estamos oferecendo a população no combate a esse mal que tem nos preocupado tanto. É importante que a população nos ajude nesse processo, pois o aplicativo fará a sua parte diminuindo o tempo entre a denúncia e a ação dos agentes", frisou o prefeito.
Parnamirim foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a adotar o aplicativo, que está disponível para o sistema Android e pode ser baixado na Google Play. A previsão é que esteja disponível também para usuários do IOS até o final deste mês.
De acordo com a Novetech, o funcionamento do aplicativo é simples e fácil. Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o usuário cadastra seu e-mail e nome. Para fazer uma denúncia, o morador da cidade, com o GPS do aparelho ativado, deve tirar uma foto do local onde há o risco do foco do Aedes Aegypti e salvar no aplicativo.
"Não é necessário estar conectado à internet no momento do registro. O programa fará uso de um recurso de localização e, quando o usuário estiver conectado poderá enviar a foto que será recebida pela central instalada na Secretaria de Saúde", explicou o diretor técnico da Novetech, Kleyber Araújo.
Ainda segundo Kleyber, o cidadão vai poder informar o tipo de denúncia que está fazendo - água acumulada, entulho, lixo - e o sistema gera automaticamente a informação da localização. "A iniciativa também permite que a população monitore a situação da denúncia pelo site do aplicativo. Lá, um mapa aponta, com colorações diferentes, o status dos focos", complementou.
O aplicativo ainda possibilitará ao município ter um gerenciamento maior das vistorias dos agentes de endemias.
A aquisição do aplicativo é mais um meio de comunicação que a Prefeitura de Parnamirim disponibiliza para a realização de denúncias sobre focos do mosquito. Além do programa, o disque - denúncia 3644 8364 da Sesad, e o serviço "Abrir Chamado" disponível no site da Prefeitura (http://www.parnamirim.rn.gov.br/chamado.jsp) são outros canais que a população pode utilizar.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM