Parnamirim terá projeto pioneiro com Agência Espacial Brasileira - 17/02/2016

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Agência Espacial Brasileira, firmada na manhã de hoje, 17, irá propiciar aos estudantes do 6o.. ao 9o. ano de escolas de Parnamirim a participação em um projeto inovador e pioneiro denominado Centro Vocacional Tecnológico (CVT Espacial) que irá funcionar nas instalações do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), ainda esse ano.

Em uma reunião com a secretária de Educação, Vandilma Oliveira, Rildo Cruz, Cláudio Gomes, Eliza Wallace e a equipe da Agência Espacial Brasileira, na sede da Educação, foram acertados os detalhes desse projeto piloto, que inicialmente, trabalhará com estudantes do 9o. ano da Escola Municipal Augusto Severo. "Para nós é uma honra muito grande sermos a primeira cidade do RN a receber um projeto desse porte e com resultados indiscutíveis do desenvolvimento dos nossos alunos", disse a secretária Vandilma Oliveira.

O projeto consiste em oferecer um espaço de visitas escolares, divididas em quatro etapas, proporcionando a montagem de um satélite; o teste e montagem de um foguete; o lançamento do foguete e; a coleta de informações em laboratório com medição de temperatura, mapeamento, tudo em tempo real e posterior realização de relatório.A equipe da Agência Espacial explicou que o trabalho com os estudantes tem início três meses antes da visitação. Os professores poderão trabalhar com os alunos através de apostilas e kits componentes dos satélites. Tudo isso será discutido no contra-turno e a visitação poderá ser feita em um dia ou em cinco dias, com possibilidade de integrar um acampamento para imersão no contexto espacial.

A previsão para o início do projeto piloto é de final de junho ou início de julho. E o calendário oficial deverá ser aberto para escolas públicas e particulares a partir de 2017. Ao término da reunião ficou acertado que a próxima visita da equipe será na Escola Augusto Severo, cuja data ainda será definida.

Postado Por: Yara Okubo