Semas organiza solenidades para o comemorar Dia da Mulher - 17/02/2016

O Conselho Municipal dos Direito da Mulher se reuniu nesta terça-feira, 16, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) para definir os eventos comemorativos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.

Para iniciar as festividades o Conselho em Parceria com a Fundação Parnamirim de Cultura irá realizar, entre os dias 08 e 11 de março, das 8h ás 13h, no Teatro Municipal de Parnamirim, uma exposição sobre a atuação, vida e conquistas de Nísia Floresta.Pioneira do feminismo no Brasil, Nísia se destacou como educadora, escritora e poetisa rompendo os limites da sociedade machista do seu tempo, publicando textos em jornais que incentivavam a inclusão da mulher em diversas atividades exclusivamente masculinas além de artigos mostrando a verdadeira condição feminina.

Durante a exposição, o público poderá conhecer um pouco de suas conquistas bem como ter acesso aos escritos, fotos, vestimentas e documentos pertencentes a autora que revolucionou toda uma época.A Secretária Adjunta da SEMAS, Josiane Tibúrcio, enfatizou a importância de celebrar o 08 de março como sendo um incentivo às mulheres em lutar pelos seus direitos. "Este dia trata-se de uma data de luta conquistada pelas mulheres incentivando-as garantir seu espaço nas diversas áreas como, trabalho, justiça e política, bem como combater a violência da qual elas são vitimadas", declarou.

Também no mês de março será realizada mais uma edição do Prêmio Iris de Almeida, comenda conferida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a Prefeitura de Parnamirim e a SEMAS.O Prêmio tem como objetivo principal homenagear personalidades femininas que contribuíram para o desenvolvimento do município de Parnamirim além de ampliar o programa de políticas públicas da SEMAS no sentido de garantir melhores condições de vida às mulheres da localidade.

Postado Por: Yara Okubo