Dia D contra o Aedes aegypti mobiliza bairros de Parnamirim - 13/02/2016
Cerca de 900 militares da Força Aérea Brasileira e 90 agentes de endemias foram às ruas em seis bairros de Parnamirim na manhã deste sábado (13), no "Dia D" de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. A força - tarefa realizou panfletagem e alertou a população sobre os cuidados e prevenção com o mosquito.
O prefeito Maurício Marques, acompanhado do secretariado, esteve presente no bairro Parque Industrial - um dos pontos da ação - e ressaltou a importância da mobilização. "Todos os profissionais envolvidos estão de parabéns. Com esse apoio fundamental da FAB nós iremos vencer essa guerra. Mas é importante que cada um faça a sua parte", frisou.
O comandante da Base Aérea de Natal, Antonio Santoro, destacou a parceria com a prefeitura e a importância de combater o Aedes. "A FAB e a prefeitura tem avançado nessa guerra contra o mosquito. Mas é de fundamental importância que a população também faça a sua parte e se conscientize se prevenindo", disse o comandante.
Os soldados e agentes de endemias percorreram os bairros Boa Esperança, Jardim Planalto, Liberdade, Parque das Orquídeas, Parque Industrial e Emaús. Cada equipe, composta por um agente e oito soldados, distribuiu panfletos e orientou a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti. "Achei muito legal. É mais um reforço que serve para nos alertar", disse Joseila Alves, moradora do Parque Industrial.
O Dia D foi instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, para que as Forças Armadas possam atuar em conjunto com as autoridades locais de cada estado no enfrentamento ao mosquito transmissor.
Além de Natal e Parnamirim, as cidades de Areia Branca, Assu, Caicó, Ceará-Mirim, Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros também receberam o reforço.
Próximas etapas
Ainda estão previstas duas etapas da campanha de combate ao Aedes. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, 50 mil militares, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão visitas nas residências, acompanhados por agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.
A última etapa, ainda em fase de elaboração com o Ministério da Educação (MEC), prevê a participação de visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Levantamento
De acordo com a Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad), de janeiro de 2015 a janeiro de 2016, o município registrou 1.723 notificações de dengue. Destes, 244 confirmados. Além disso, Parnamirim apresentou 201 notificações de chikungunya( nenhum caso confirmado), 13 casos de zika vírus e 24 notificações de microcefalias, sendo 6 casos confirmados, ambos no mesmo período.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM