Dia D de combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado - 11/02/2016
Parnamirim é uma das nove cidades do Rio Grande do Norte que receberá neste sábado (13), uma mobilização contra o mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Cerca de 900 homens da Força Aérea Brasileira estarão nas ruas distribuindo material impresso com orientações preventivas para a população dos bairros de Boa Esperança, Liberdade, Emaús,Jardim Planalto e Parque Industrial.
A mobilização, que terá início a partir das 8h, na Praça Aluízio Alves(ao lado do posto de Saúde Vulpiano Cavalcanti), no Parque Industrial, contará com a presença do prefeito Maurício Marques, secretários municipais e oficiais da Base Aérea de Natal.
A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, para que as Forças Armadas possam atuar em conjunto com as autoridades locais de cada estado no enfrentamento ao mosquito transmissor.
Para a distribuição do efetivo das Forças Armadas nessa fase de mobilização, foram considerados os municípios com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os que contam com organizações militares instaladas. Além de Natal e Parnamirim, as cidades de Areia Branca, Assu, Caicó, Ceará-Mirim, Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros também receberão o reforço.
De acordo com o Ministério da Saúde, a mobilização vai abranger 356 municípios, incluindo todas as cidades consideradas endêmicas, e as capitais do País.
Próximas etapas
Ainda estão previstas duas etapas da campanha de combate ao Aedes. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, 50 mil militares, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão visitas nas residências, acompanhados por agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.
A última etapa, ainda em fase de elaboração com o Ministério da Educação (MEC), prevê a participação de visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM