Sesad combate Aedes aegypti em Pirangi - 30/01/2016
Prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus na Praia de Pirangi do Norte foi o principal objetivo de um mutirão realizado pela Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad), na manhã deste sábado (30). A ação mobilizou cerca de 40 agentes de endemias.
Na oportunidade, os profissionais percorreram as ruas e realizaram o trabalho focal casa a casa. Além disso, vistoriaram condomínios, distribuíram panfletos educativos, aplicaram larvicidas em locais de água parada e orientaram a população do litoral a respeito dos riscos do mosquito vetor.
Cada agente vistoriou 25 casas. "Com a chegada do verão a proliferação aumenta e o risco de dengue também. Então é fundamental essa prevenção nesse período que a praia recebe muitos turistas", frisou o agente de endemias, Francisco André.
Os veranistas aprovaram o mutirão. Dona Edite Xavier recebeu um dos agentes. Ela e mais sete parentes estão aproveitando o verão num condomínio. "Acho muito importante esse combate ao mosquito. Todos nós devemos colaborar fazendo a nossa parte. A ação está de parabéns", elogiou a psicóloga.
Na próxima semana, a Sesad deverá divulgar um novo levantamento sobre os casos de dengue, chikungunya e zika vírus no munícipio.
Força-tarefa
Desde o inicio de Janeiro, agentes de endemias e soldados da Força Aérea Brasileira estão atuando em conjunto, a fim de realizar uma varredura, evitando que o surto de dengue e zika vírus aumente no município. A força-tarefa está percorrendo os bairros do Centro, Parque Industrial,Boa Esperança e Jardim Planalto. Nas próximas semanas deve chegar aos demais bairros que apresentem maior índice de infestação do mosquito.
De acordo com a Sesad, a força-tarefa agirá por tempo indeterminado.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM