Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saiba a diferença entre posto de saúde e UPA - 27/01/2016

Febre, dor de cabeça, coceira, mal estar ou derrames. Nessa hora, é bastante comum as pessoas terem dúvida por qual serviço de saúde recorrer.  A decisão entre escolher uma Unidade Básica de Saúde (UBS - posto de saúde) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é maioria entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No entanto, muitos confundem os serviços na hora de procurar atendimento, o que acaba provocando filas desnecessárias e ocupando profissionais que poderiam cuidar de outras enfermidades. É importante conhecer melhor o que cada uma dessas unidades está habilitada para atender e tomar a decisão de ir para a UBS ou para a UPA depende do problema que a pessoa apresenta. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são popularmente conhecidas como postos de saúde. São locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, em odontologia, ter acesso a medicamentos, vacinas e outros atendimentos primários. 

"Os problemas de saúde mais comuns, e os exames de rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade e encaminhar aos hospitais e UPA. Então, os usuários devem procurar um posto de saúde antes mesmo de apresentar qualquer doença para promover sua própria prevenção", afirma o médico e coordenador de atenção primária à saúde de Parnamirim, Junior Azevedo. 

Nas UPAs, que funcionam 24 horas por dia, são realizados atendimentos de média a alta complexidade, como exames laboratoriais e infecções de urgência, eletrocardiograma, luxações e febres altas em períodos contínuos em horários e dias que os postos de saúde não abrem. "A UPA é responsável por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais e reduzir o tempo de espera por atendimento", explica Azevedo.

 As UPAs dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procura. Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência. 

Saiba mais:

UBS: É a unidade(posto de saúde) de atenção básica, a porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, solicita a outros serviços de saúde o encaminhamento do paciente. 

Utilização: traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outros.

Em Parnamirim, 29 UBSs funcionam das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. 

UPA: As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. 

Utilização: parada cardiorrespiratória, trauma craniano, choques, exames laboratoriais de urgência, dor torácica moderada, dor abdominal moderada, ferimentos com febres, entre outros. 

Parnamirim conta com a UPA Maria Nazaré dos Santos, localizada na Avenida Rosa Fernandes, no bairro Nova Esperança. 


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+