Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura e FAB iniciam força-tarefa para combater Aedes aegypti - 15/01/2016

A Prefeitura de Parnamirim e a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram a força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue,chikungunya e zika vírus no município. Inicialmente, os agentes de endemias juntamente dos soldados estão realizando o trabalho focal nos bairros do Centro e Parque Industrial. Nos próximos dias, a ação conjunta deve chegar aos demais bairros da cidade.

De segunda a sexta, 80 agentes de endemias e 40 soldados disponibilizados diariamente pela FAB  percorrerão as ruas, a fim de realizar uma varredura  para evitar que o surto de dengue e zika vírus aumente com o período chuvoso. Cada equipe é composta por um agente epidemiológico e dois militares, e estão sendo responsáveis por identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypt.

Em cada quarteirão, um agente de endemias está sendo responsável por dar suporte à equipe. Além disso,  um supervisor geral e outro de campo estão dando apoio técnico e logístico no trabalho.

"Esse apoio dos soldados está sendo muito importante, pois chegaremos com mais força em locais de difícil acesso, além de cumprirmos a maior parte da demanda de visitas. A expectativa é que possamos dobrar esse número de vistoria", explica o agente de endemias, Gilvan Ambrósio, que atua no centro.

Para a realização do trabalho focal, a Prefeitura disponibiliza todo o material. Os agentes e Soldados são munidos de protetor solar, pesca-larva, pranchetas, picadeira, lanterna, larvicida e tubos de vidro.

A população apoia a ação de combate ao mosquito. Dona Helena Maria, de 78 anos, recebeu a equipe em sua casa para a realização da vistoria. "Todos nós temos que fazer a nossa parte. Aqui, eu tenho o maior cuidado em não deixar água parada", disse a aposentada.

Para facilitar a execução da atuação das equipes, a Secretaria de Saúde (Sesad) dividiu todos os bairros da cidade em três frentes de ação - denominadas de  1, 2 e 3.

Na frente 1 estão os bairros do Centro, Jardim Planalto, Liberdade, Cohabinal, Boa Esperança e Cajupiranga. Já a 2 abriga os bairros  Parque Industrial,Emaús, Parque de Exposição, Passagem de Areia, Monte Castelo, Bela Parnamirim, Rosa dos Ventos, Santa Tereza e Vale dos Sol. A frente 3 tem os bairros de Nova Parnamirim, Parque das Nações, Pium, Cotovelo, Pirangi e Parque do Jiqui.

De acordo com a Sesad, a força-tarefa agirá na cidade por tempo indeterminado.


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+