Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim abraça campanha para doação de sangue - 13/01/2016

Solidariedade. Esta foi à justificativa dos parnamirinenses que saíram de casa na manhã desta quarta-feira (13) para doarem sangue numa campanha promovida pela Prefeitura e o Hemonorte, que garantiu a vida do caminhão coletor e ficará até as 17h de hoje, em frente à Central de Regulação de Exames, na Avenida Tenente Medeiros incentivando a população a ser doadora.  

A parceria vai garantir a vinda do caminhão da Hemonorte todos os meses ao município e visa mobilizar a sociedade para a importância da doação. "Estamos convocando a população para comparecerem hoje e dia 27 para realizarem a doação.  Pois doar sangue é um compromisso social e, antes de tudo, um ato de amor, porque permite àqueles que precisam de sangue manterem-se vivos", afirma o secretário de Saúde, Henrique Costa. 

Para a assistente social do Hemonorte, Gorete Calixto é importante que a população seja voluntária nesse processo. "Nessa época de veraneio e festas a demanda sempre cai nos nossos hemocentros. Então é fundamental que a população se engaje e ajude quem necessite de sangue", disse. Gorete ainda frisou que a estimativa de coleta em Parnamirim é "sempre muito boa" e que deve preencher cerca de 200 bolsas, numa média de 450 ml de sangue cada.

Nem a chuva desanimou os parnamirinenses a doarem sangue. Seu José Noacir, de 53 anos, reside no bairro Boa Esperança e foi o primeiro a subir no caminhão coletor. "Já sou doador e me sinto realizado todas as vezes que realizo a doação, pois me coloco no lugar das pessoas que estão necessitando", frisou. 

Seu Carlos Alberto, de 66 anos, doou sangue pela terceira vez. "Acho muito importante. E seria interessante que quem pudesse doar ajudasse a salvar vidas", ressaltou o aposentado que reside no bairro Passagem de Areia. 

O processo da doação é rápido e seguro e você ainda salva até quatro pessoas com apenas uma doação. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. Não esqueça que o Brasil vive intenso problema com a falta de doadores, e este fator coloca todos nós em situação preocupante. 

Segundo o Hemonorte, para doar sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos ( o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessitam de autorização e presença dos pais ( pai ou mãe) ou responsável legal, durante todo processo da doação de sangue); Ser saudável;  Pesar acima de 50kg; Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior; Evitar alimentos gordurosos antes da doação; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto. 


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+