SEMUR fiscaliza poluição sonora no litoral de Parnamirim - 07/01/2016
Durante o veraneio, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim está intensificando a fiscalização de poluição sonora no litoral. Fiscais da secretaria estão diariamente visitando Pium, Cotovelo e Pirangi para identificar possíveis excessos de som em residências e comércios. Em 2015, cerca de 300 notificações foram registradas pela secretaria com relação ao uso indevido de sons.
"Nesse período, a concentração de pessoas aumenta e consequentemente o número de comemorações festivas. Existe um limite de volume a ser cumprido e por isso pedimos a colaboração da população para respeitar essas regras e evitar possíveis penalidades", explica o secretário da SEMUR, Rogério Santiago.
Para tentar coibir a entrada de veículos com equipamentos de som na orla (mais conhecidos como "paredões"), a SEMUR em parceria com a Secretaria de Trânsito do município, também vai instalar placas educativas nos principais pontos de Pirangi. Caso seja constatado irregularidades nos limites sonoros, as penalidades são multas que variam entre R$ 300 a R$ 500 mil reais e até apreensão do material.
Qualquer pessoa que se sentir prejudicada com ruídos, barulhos ou volumes altos, pode fazer denúncias através dos telefones da fiscalização ambiental da SEMUR: 3644-8249 e 98899-9627. A população também pode procurar a Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) através do número 3232-7549.
Em caso de dúvidas, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim fica localizada na rua Tenente Aurélio, 318, Centro. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30.
Postado Por:
Myllena de Pontes
Fotografia de:
ASCOM