Jornada Literária Juvenil é realizada na Escola Carlos Alberto - 29/12/2015

Em culminância aos eventos literários desenvolvidos ao longo do ano letivo o projeto "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura" da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou durante toda esta terça-feira (29) a Jornada Literária Juvenil. O evento, o último do ano, foi sediado na Escola Municipal Senador Carlos Alberto, no bairro Passagem de Areia.

Participaram do evento alunos, professores e escritores convidados. Durante a manhã a jornada recebeu o escritor Weid Souza que falou sobre seu processo criativo e teve sua obra "O circo de poesias" trabalhada em um sarau desenvolvido pelos alunos.

Também no turno matutino foi apresentado o projeto "Gaiolas Literárias" que desenvolve um trabalho de consciência ambiental no distrito de Pium. Desenvolvido pelos professores Ana Leopoldina e Natanael Avelino da Escola Estadual Maria Araújo, o projeto tem como objetivo conscientizar sobre a captura de pássaros, tornando gaiolas em pequenas bibliotecas espalhadas pela comunidade. A iniciativa foi reconhecida não só na região, com adesão de pais e moradores, como também nacionalmente, sendo um dos premiados do Desafio Criativos da Escola, realizado em São Paulo em fevereiro.

No período vespertino o evento recebeu a poeta Regina Azevedo, do selo Jovens Escribas, que falou sobre seu processo criativo e sua trajetória. Na plateia, outras jovens poetas, alunas das Escolas Municipais Carlos Alberto, Maria Francinete e Nestor Lima, aproveitaram para recitar versos da autora que aos 15 anos já lançou vários livros e fanzines voltados para a poesia.

O evento foi fechado com palestra da escritora e jornalista Glacia Marillac que falou sobre sua carreira, em espacial sua vida de estudante em escola pública. Na ocasião, além de distribuir autógrafos, sua obra "O amor é..." também foi recitada durante sarau realizado pelos alunos.

Um rio que flui

O Projeto congrega as 46 escolas de Ensino Fundamental l e ll do município e, conforme a lei municipal de Nº 1563 de 27 de dezembro de 2011, garante a política de formação de leitores, bem como oficializa a função dos profissionais mediadores.

O objetivo é a formação de leitores e desenvolvimento do gosto pela literatura por meio de ações continuadas como saraus, atos literários, fóruns, seminários, intercâmbio com escritores e editores, feiras literárias e outras ações congêneres envolvendo a comunidade de forma que seja democratizado o livro para todos os munícipes.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo