Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura capacita soldados da FAB para combater Aedes aegypti - 29/12/2015

A Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad) está capacitando 150 soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuarem juntos aos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti no município. A parte teórica da capacitação teve início na última semana. Os treinamentos práticos iniciaram na segunda-feira e seguem até a próxima terça-feira (5), no bairro Parque Industrial.

Durante o período prático, grupos de 30 militares por dia estão realizando inspeção nas ruas, acompanhados por técnicos da Secretaria de Saúde. A capacitação consiste na procura de depósitos que contenham água, aplicação de larvicida e inspeção casa a casa.

"É muito importante esse momento de campo, pois os soldados estão podendo vivenciar a parte mecânica do processo de prevenção e identificação de possíveis focos do mosquito .Eles vão nos ajudar bastante", frisou o supervisor geral de endemias, Damião Fernandes.

A partir da segunda semana de janeiro, os 150 soldados se juntarão aos 90 de agentes de endemias do município para realizarem o trabalho focal de prevenção ao mosquito conhecido também por transmitir a dengue e o chikungunya.

Cada equipe será composta por um agente epidemiológico e dois militares que percorrerão as casas, nos horários das 7h30 às 13h, diariamente, para identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypt.Cada quarteirão terá um agente de endemias que será responsável por dar suporte a equipe.

Após os treinamentos práticos, a  Sesad fará um novo levantamento de índice amostral - levantamento de infestação do mosquito - para traçar o cronograma de atuação das equipes nos bairros. 

A parceria da Prefeitura de Parnamirim e Base Aérea faz parte da atuação integrada do Governo Federal, estados e municípios para  combater o Aedes aegypti, tendo em vista o aumento dos casos de microcefalia, causado pela circulação do vírus zika em diversos estados do Nordeste.

Levantamento

De acordo com a Sesad,de janeiro até novembro de 2015, Parnamirim registrou 1.651 casos notificados de dengue. Destes, 225 confirmados sorologicamente. Além disso,foram confirmados 13 casos do vírus zika,137 notificações de chikungunya e 7 registros de microcefalia. Apesar do elevado número de casos notificados neste ano, a média  do índice de infestação predial de 1,1% é classificada como de baixo risco.

Os bairros que apresentam o maior número de incidência do mosquito são: Centro, Jardim Planalto, Liberdade e Boa Esperança.     


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+