Prefeitura capacita soldados da FAB para combater Aedes aegypti - 29/12/2015

A Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad) está capacitando 150 soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuarem juntos aos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti no município. A parte teórica da capacitação teve início na última semana. Os treinamentos práticos iniciaram na segunda-feira e seguem até a próxima terça-feira (5), no bairro Parque Industrial.

Durante o período prático, grupos de 30 militares por dia estão realizando inspeção nas ruas, acompanhados por técnicos da Secretaria de Saúde. A capacitação consiste na procura de depósitos que contenham água, aplicação de larvicida e inspeção casa a casa.

"É muito importante esse momento de campo, pois os soldados estão podendo vivenciar a parte mecânica do processo de prevenção e identificação de possíveis focos do mosquito .Eles vão nos ajudar bastante", frisou o supervisor geral de endemias, Damião Fernandes.

A partir da segunda semana de janeiro, os 150 soldados se juntarão aos 90 de agentes de endemias do município para realizarem o trabalho focal de prevenção ao mosquito conhecido também por transmitir a dengue e o chikungunya.

Cada equipe será composta por um agente epidemiológico e dois militares que percorrerão as casas, nos horários das 7h30 às 13h, diariamente, para identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypt.Cada quarteirão terá um agente de endemias que será responsável por dar suporte a equipe.

Após os treinamentos práticos, a  Sesad fará um novo levantamento de índice amostral - levantamento de infestação do mosquito - para traçar o cronograma de atuação das equipes nos bairros.

A parceria da Prefeitura de Parnamirim e Base Aérea faz parte da atuação integrada do Governo Federal, estados e municípios para  combater o Aedes aegypti, tendo em vista o aumento dos casos de microcefalia, causado pela circulação do vírus zika em diversos estados do Nordeste.

Levantamento

De acordo com a Sesad,de janeiro até novembro de 2015, Parnamirim registrou 1.651 casos notificados de dengue. Destes, 225 confirmados sorologicamente. Além disso,foram confirmados 13 casos do vírus zika,137 notificações de chikungunya e 7 registros de microcefalia. Apesar do elevado número de casos notificados neste ano, a média  do índice de infestação predial de 1,1% é classificada como de baixo risco.

Os bairros que apresentam o maior número de incidência do mosquito são: Centro, Jardim Planalto, Liberdade e Boa Esperança.

Postado Por: Jefferson Bezerra