Educação realiza simpósio sobre tecnologia e informação - 11/12/2015

A programação da sexta edição do Simpósio Regional das Tecnologias da Informação e comunicação na Educação (SIM-TIC) foi oficialmente aberta na tarde desta sexta-feira (11) no auditório da Escola Municipal Augusto Severo. O evento é organizado pela equipe do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Prestigiando o evento, a secretária de educação, Vandilma Oliveira, falou sobre a importância do uso pedagógico das tecnologias em uma época em que as crianças já nascem em um mundo bastante informatizado. "Em nosso sistema já é reconhecido o uso de tecnologia no auxílio ao ensino e aprendizagem como a informática, a eletrônica, videotecas e robótica. A Semec tem orgulho de contabilizar as conquistas e os avanços, e esse momento é um deles", discursou.

O simpósio apresentou uma grande novidade com a realização do Primeiro Festival de Vídeo Estudantil, intitulado de "Trampolim da Vitória". Todos os vídeos foram produzidos pelos alunos das escolas municipais com orientações dos regentes de laboratórios de informática. As obras foram disponibilizadas online via Youtube e o critério de avaliação adotado foi a quantidade de visualização dos vídeos. Entre os temas abordados nas obras estão o Bullying, personagens históricos, combate as drogas e a violência.

Com o tema "Práticas pedagógicas e o currículo escolar: novas linguagens e formas de interação social", o simpósio foi aberto com a roda de conversa "Memórias de Parnamirim" e apreciação dos vídeos produzidos. O evento segue neste sábado (12) onde serão realizadas as oficinas, os minicursos, as apresentações de pôsteres e de comunicações orais dos grupos de trabalho.

Tecnologia a favor do ensino

Tecnologia da informação e comunicação (TIC) é um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum que se desenvolveu nos últimos anos com a popularização da internet.  Seu uso mais recorrente é no ensino a distância, a partir da criação de um ambiente virtual de aprendizagem.

Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento, e comunicação entre alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo