Crescimento de Parnamirim atrai investimentos - 10/12/2015

Com uma população atual de 242.384 mil habitantes e uma taxa de crescimento de 7 mil pessoas para moradia por ano - dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015 - Parnamirim vive um momento econômico impulsionado pelo crescimento na indústria, comércio e serviços. Grandes empresas de atacado, varejo e automóveis, como Walmart, Nordestão,Extra e Hyundai se instalaram na cidade, que conta com indústrias do setor têxtil e alimentício, além de transportadoras.

O crescimento populacional juntamente dos indicadores sociais - o município tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Rio Grande do Norte - segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, de 2014, favorecem a vinda de novas empresas.

As multinacionais francesas Teleperformance e Leroy Merlin, das áreas de serviços e material de construção, respectivamente, serão as próximas a investirem no município e devem gerar 3,5 mil empregos diretos já em 2016. Além disso, um grupo empresarial planeja a construção de um Shopping Center num investimento de R$ 300 milhões, às margens da BR - 101, no bairro de Emaús.

E não para por aí. A cidade ainda ganhará mais uma loja do grupo Nordestão, às margens da BR-101 e mais investimentos mobiliários com construções nos bairros de Cajupiranga e Nova Parnamirim - neste último - a construção de um shopping na Avenida Maria Lacerda.

O prefeito Maurício Marques  credita a expansão da indústria e comércio  aos investimentos feitos em infraestrutura. O município detém quase a metade dos investimentos do programa federal Minha Casa Minha no RN, com mais de 4 mil unidades residenciais distribuídas nos bairros de Santa Tereza, Liberdade,Vale do Sol e Nova Esperança.

"Parnamirim sempre seguiu a trilha do desenvolvimento. Nossos investimentos em todas as áreas e os bons números em indicadores sociais atraem diversas empresas que enxergam boas oportunidades aqui", frisa.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parnamirim (CDL), Marcos Fernandes, as empresas veem no município uma grande oportunidade de mercado. "Além do crescimento populacional, Parnamirim é privilegiada pelos cruzamentos das rodovias federais, que possibilitam um melhor fluxo de entrada e saída de pessoas para várias capitais. Isso faz com que as pessoas conheçam melhor o município e depois invistam. Essa questão estratégica do tráfego e qualidade de vida motivou a vinda de grandes marcas de lojas de departamento, fast-foods e vestuário", explica.

Apesar da crise vivenciada pelos municípios, Fernandes acredita que a indústria e o comércio continuarão se expandindo devido ao potencial de consumo do município. "Os setores de comércio, serviços e indústria deverão manter a marcha acelerada de desenvolvimento, sobretudo na área de consumo imediato que abrange os segmentos de farmácia, padaria, açougue mercados e supermercados. Tivemos um crescimento de 30% esse ano e contamos com mais de 3 mil inscrições em CNPJ no comércio e serviços", concluí.

Dono de uma rede de farmácias no município, Rubens Dantas afirma que, apesar do momento difícil na economia, os investimentos precisam ser estratégicos. "A demanda ainda é muito forte devido ao crescimento da cidade. Com planejamento você consegue os resultados, pois há muito que ser explorado no setor", disse o empresário, que tem 400 funcionários distribuídos em 12 lojas em Parnamirim.

1º lugar em geração de emprego e renda no RN

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgou no último dia 3, um estudo, onde Parnamirim aparece em 1º. Lugar, no quesito geração de emprego e renda. O município apresentou uma elevação de 40% em relação aos dados de 2012. Subiu de 0,54 para 0,74 em 2013.

A elevação conquistada por Parnamirim foi de 6 posições no Rio Grande do Norte e quase mil no ranking nacional, resultado das obras realizadas principalmente devido ao Programa Minha Casa Minha Vida e devido às empresas instaladas na cidade, gerando muitas vagas de trabalho.

Postado Por: Jefferson Bezerra