Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Justiça Pela Paz em Casa é realizado no parque Aluízio Alves - 01/12/2015

A terceira edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa foi realizada na tarde desta terça-feira (1º) no Parque Aluízio Alves na Cohabinal. O evento é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad). A ação tem como o tema a prevenção e combate à violência doméstica em alusão ao dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado no último 25 de novembro.


As Secretarias Municipais de Educação, Assistência social, Cultura, Esporte e Lazer, Limpeza e Serviços Urbanos também participaram oferecendo serviços ao público, mostras, stand literário, palestras e apresentações culturais. Foram disponibilizadas à população orientações odontológicas, exames, expedição de documentos, entre outros.

Na ocasião, também foi encerrado o Novembro Azul, mês de conscientização sobre saúde masculina, e foi iniciado o Dezembro Vermelho, onde as atenções são voltadas para a luta contra a Aids. A solenidade de abertura contou com a presença do secretariado municipal.

Para o Secretário de Saúde, Henrique Costa, o momento é de somar forças para mobilizar a população no enfrentamento à violência doméstica e na busca pela qualidade de vida. "Moramos em um estado com alto índice de violência contra a mulher e é importante conclamar a população para enfrentar essa problemática. A prefeitura disponibiliza serviços como o disque 100 e atendimentos nas unidades de saúde para auxiliar a quem vive essa situação", destacou.

A juíza Fátima Maria Costa Soares de Lima da Vara de Violência e Familiar do TJRN cobrou empenho de todos no combate a violência doméstica e alertou para os dados da HIV no pais. "Parnamirim está iniciando as ações que serão desenvolvidas ao longo da semana, queremos mobilizar a população para caminharmos juntos em direção a um mundo melhor", discursou.

O Secretário de Obras, Naur Ferreira, em representação ao Prefeito Mauricio Marques, elogiou o evento e lembrou em seu discurso todas as parcerias que já foram realizadas entre o município e o judiciário. "Estamos abertos a toda parceria que traga melhorias e benefícios para a população, principalmente nas ações de combate à violência que assola todo o país", ressaltou.

Para o aposentado e maratonista Carlos Tadeu Nascimento a tarde foi proveitosa. "Vim para conseguir uma segunda via do CPF e o atendimento foi excelente", elogiou.

A terceira semana da Justiça Pela Paz em Casa contou com o apoio da Faculdade Mauricio de Nassau, Ster Bom, Universidade Potiguar, Drogaria Santa Fé e do Studio de Dança Ângelo Santos, do qual o professor Tony Ravache foi responsável pela atividade de encerramento da tarde onde população e organizadores se juntaram para balançar o esqueleto. 

Campanha pela não violência contra as mulheres

A Semana Pela Paz em Casa foi idealizada pela Ministra Carmem Lucia do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é conscientizar as famílias para manterem a paz dentro dos lares e também promover ações para agilizar audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou ameaças contra a mulher. 

A violência contra as mulheres é um problema sério e vitima milhares de brasileiras reiteradamente: 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal, segundo dados do Balanço dos atendimentos realizados em 2014 pela Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+