Justiça Pela Paz em Casa é realizado no parque Aluízio Alves - 01/12/2015
As Secretarias Municipais de Educação, Assistência social, Cultura, Esporte e Lazer, Limpeza e Serviços Urbanos também participaram oferecendo serviços ao público, mostras, stand literário, palestras e apresentações culturais. Foram disponibilizadas à população orientações odontológicas, exames, expedição de documentos, entre outros.
Na ocasião, também foi encerrado o Novembro Azul, mês de conscientização sobre saúde masculina, e foi iniciado o Dezembro Vermelho, onde as atenções são voltadas para a luta contra a Aids. A solenidade de abertura contou com a presença do secretariado municipal.
Para o Secretário de Saúde, Henrique Costa, o momento é de somar forças para mobilizar a população no enfrentamento à violência doméstica e na busca pela qualidade de vida. "Moramos em um estado com alto índice de violência contra a mulher e é importante conclamar a população para enfrentar essa problemática. A prefeitura disponibiliza serviços como o disque 100 e atendimentos nas unidades de saúde para auxiliar a quem vive essa situação", destacou.
A juíza Fátima Maria Costa Soares de Lima da Vara de Violência e Familiar do TJRN cobrou empenho de todos no combate a violência doméstica e alertou para os dados da HIV no pais. "Parnamirim está iniciando as ações que serão desenvolvidas ao longo da semana, queremos mobilizar a população para caminharmos juntos em direção a um mundo melhor", discursou.
O Secretário de Obras, Naur Ferreira, em representação ao Prefeito Mauricio Marques, elogiou o evento e lembrou em seu discurso todas as parcerias que já foram realizadas entre o município e o judiciário. "Estamos abertos a toda parceria que traga melhorias e benefícios para a população, principalmente nas ações de combate à violência que assola todo o país", ressaltou.
Para o aposentado e maratonista Carlos Tadeu Nascimento a tarde foi proveitosa. "Vim para conseguir uma segunda via do CPF e o atendimento foi excelente", elogiou.
A terceira semana da Justiça Pela Paz em Casa contou com o apoio da Faculdade Mauricio de Nassau, Ster Bom, Universidade Potiguar, Drogaria Santa Fé e do Studio de Dança Ângelo Santos, do qual o professor Tony Ravache foi responsável pela atividade de encerramento da tarde onde população e organizadores se juntaram para balançar o esqueleto.
Campanha pela não violência contra as mulheres
A Semana Pela Paz em Casa foi idealizada pela Ministra Carmem Lucia do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é conscientizar as famílias para manterem a paz dentro dos lares e também promover ações para agilizar audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou ameaças contra a mulher.
A violência contra as mulheres é um problema sério e vitima milhares de brasileiras reiteradamente: 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal, segundo dados do Balanço dos atendimentos realizados em 2014 pela Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM