Escola Ivanira Paisinho realiza Festival do Livro - 24/11/2015
Segundo o diretor da escola Alcimá Miguel, o objetivo do evento é despertar o desejo pela leitura e expressão literária. "O Festlivro é a culminância de um projeto que é desenvolvido ao longo do ano onde os alunos estudam a obra e a biografia do escritor homenageado, além de realizar rodas de leitura, pesquisa e produção de textos", detalha.
Para o homenageado do dia, que além de cordéis também já escreveu livros infantis, o sentimento era de alegria. "Estou muito feliz não só com a homenagem, mas sobretudo pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido", destacou.
A coordenadora pedagógica da escola Jane Karla frisou que a presença do escritor na escola é um excelente estimulo para os alunos. "É um momento mágico em que a distância que existe entre o leitor e o autor é quebrada. Ao fim do evento teremos um momento de autografo", explicou.
Participaram do evento os alunos do 1º ao 9º ano que declamaram textos de Acaci como "Beija-flor", "A cobra", "O grilo", "Os pilares" e "Lições para mudar o mundo". O cordelista Geraldo Tavares também esteve presente e teve um cordel que descreve a biografia de José Acaci declamado por um estudante. Completou o evento a trilha sonora produzida e executada pelos próprios alunos.
Uma vida em cordel
José Acaci é professor, compositor, poeta cordelista e vice-presidente da Academia de Letras de Parnamirim. Natural da cidade de Macaíba, ele desenvolve desde 2006 o projeto "O uso de Cordel em Sala de Aula", desenvolvido nas unidades escolares de Parnamirim.
O seu primeiro livro foi "Histórias de Rio pequeno- Uma Viagem Poética sobre a História de Parnamirim". Autor também de obras musicadas em CDs "Cordas e Cordéis" e "Do Cordel à Embolada" e de mais de 60 folhetos de literatura de cordel.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM