Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escola Ivanira Paisinho realiza Festival do Livro - 24/11/2015

A terceira edição do Festival do Livro (Festlivro) da Escola Municipal Ivanira Paisinho foi realizada na manhã desta terça-feira(24). Como tradição do evento, o autor homenageado desta edição foi o cordelista José Acaci. A ação já faz parte do calendário da escola, é realizada a cada dois anos e faz parte do projeto literário "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura".


Segundo o diretor da escola Alcimá Miguel, o objetivo do evento é despertar o desejo pela leitura e expressão literária. "O Festlivro é a culminância de um projeto que é desenvolvido ao longo do ano onde os alunos estudam a obra e a biografia do escritor homenageado, além de realizar rodas de leitura, pesquisa e produção de textos", detalha.

Para o homenageado do dia, que além de cordéis também já escreveu livros infantis, o sentimento era de alegria. "Estou muito feliz não só com a homenagem, mas sobretudo pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido", destacou.  

A coordenadora pedagógica da escola Jane Karla frisou que a presença do escritor na escola é um excelente estimulo para os alunos. "É um momento mágico em que a distância que existe entre o leitor e o autor é quebrada. Ao fim do evento teremos um momento de autografo", explicou.

Participaram do evento os alunos do 1º ao 9º ano que declamaram textos de Acaci como "Beija-flor", "A cobra", "O grilo", "Os pilares" e "Lições para mudar o mundo". O cordelista Geraldo Tavares também esteve presente e teve um cordel que descreve a biografia de José Acaci declamado por um estudante. Completou o evento a trilha sonora produzida e executada pelos próprios alunos.

Uma vida em cordel

José Acaci é professor, compositor, poeta cordelista e vice-presidente da Academia de Letras de Parnamirim. Natural da cidade de Macaíba, ele desenvolve desde 2006 o projeto "O uso de Cordel em Sala de Aula", desenvolvido nas unidades escolares de Parnamirim.

O seu primeiro livro foi "Histórias de Rio pequeno- Uma Viagem Poética sobre a História de Parnamirim". Autor também de obras musicadas em CDs "Cordas e Cordéis" e "Do Cordel à Embolada" e de mais de 60 folhetos de literatura de cordel.


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+