Semas e Comdica discutem Plano para Erradicação do Trabalho Infantil - 24/11/2015
A reunião conduzida pela coordenadora de política pedagógica da Casa Renascer, Sayonara Dias, teve como objetivo principal discutir ações que devem ser planejadas e elaboradas para que o município de Parnamirim tenha um plano de erradicação ao trabalho infantil.De acordo com a coordenadora, esse plano será um dos pioneiros em nível de Estado, iniciando uma ação concreta que vise a eliminação do trabalho infantil. "São necessários métodos de ação que sensibilizem a sociedade sobre a prática ilegal do trabalho infantil. Vejo aqui que já existe um planejamento da assistência social no sentido de minimizar essas práticas",ressaltou.
Esse planejamento já é visível nas unidades dos CRAS do município. Rárika Bastos, gerente da Proteção Básica da SEMAS enfatizou a utilização de um plano piloto aplicado nas unidades para identificar casos de trabalho infantil. "Quatro questões são feitas aos alunos, de forma lúdica,através de desenho, no sentido de eles identificarem que tipo de atividade eles estão exercendo", destacou.
Além disso, a gerente destacou que outras atividades já foram desenvolvidas pelos profissionais da SEMAS que serviram para diagnosticar e alertar sobre como identificar as formas de trabalho infantil. "Diversas reuniões bimestrais e diálogos globais nas unidades dos CRAS, além de pit stop blitz de conscientização já foram realizados em diversos pontos do trânsito de Parnamirim para sensibilizar a sociedade", declarou. Participaram também da reunião o secretário adjunto de Turismo, Esporte e Lazer, Antônio Miguel, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM