Educação realiza mobilização pela base comum curricular - 19/11/2015

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou nesta quinta-feira, 19, o Dia “D” da base nacional comum curricular. A ação mobilizou educadores de todo o município que trabalharam em quatro polos distribuídos pelas Escolas Municipais Augusto Severo, Ivanira Paisinho, Eva Lúcia e Artur da Costa e Silva.

O polo com maior número de educadores foi o da escola Ivanira Paisinho. Voltado para professores do 1º ao 5º ano, a escola contou com a participação de mais de 400 educadores que realizaram a mobilização nos dois turnos.

A técnica pedagógica da Semec,Rosimar Moreira, explicou que os trabalhos são voltados para as proposições dos educadores sobre os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da educação básica de forma a garantir a equidade de direitos para alunos do ensino fundamental e médio de toda o sistema público.  "Essas proposições são frutos dos debates e vivência dentro do ambiente escolar. Promovemos uma análise do documento preliminar ofertado pelo Ministério da Educação e a partir dele elaboramos as propostas", destacou.

No polo da escola Ivanira Paisinho, além de palestras sobre aspectos técnicos do currículo, houve trabalho em grupo dividido em 13 salas.  Cada sala comportou cinco grupos que abordaram um componente curricular diferente dentro das quatro áreas de conhecimento Linguagens, Arte, Educação física; Matemática,Ciências da Natureza, e Ciências Humanas.

Agora essas propostas retornam para as unidades escolares. Cada uma será responsável por registra-las na plataforma online do Ministério da Educação (MEC), trabalho que deverá ser encerrado no próximo dia 25. Em seguida a comissão estatal do currículo irá sistematizar todas as propostas feitas no estado e as levará a Brasília em fevereiro de 2016, onde elas serão discutidas junto ao MEC para a finalização do documento.

Mobilização pelo currículo

A construção desse documento preliminar foi iniciada no ano de 2010 e seu lançamento oficial para fins de consulta pública aconteceu em 16 de setembro de 2015. Qualquer cidadão interessado pode acessar, apreciar e dar a sua contribuição na elaboração dos objetivos e direitos de aprendizagem através de plataforma online oferecido pelo MEC, nosite: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo