Educação promoverá Dia D do Currículo de Base - 16/11/2015

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá realizar o "Dia D" de contribuição para a construção da Base Nacional Comum Curricular na próxima quinta-feira, 19.  O objetivo é a produção de um documento que irá tratar sobre os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da educação básica.

O dia "D" é uma mobilização para colher contribuições de professores para o documento, que trata da base nacional comum do currículo nacional, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A ação será realizada nos dois turnos, com horário de início do trabalho às 7:30h.

As equipes irão trabalhar em cinco polos distribuídos pelas Escolas Municipais Augusto Severo, Osmundo Farias, Maria do Céu, Artur da Costa e Silva e Ivanira Paisinho. A distribuição atende aos critérios de organização por níveis e por áreas de conhecimento, sintonizada com a nova orientação pedagógica apresentada pelo documento.

As áreas de conhecimento que receberão as contribuições são: Linguagens, cujos componentes curriculares são as línguas portuguesa e inglesa; Arte; Educação física; Matemática; Ciências da Natureza, e Ciências Humanas, compostas por História, Geografia e Ensino religioso.

Trabalho de base

A construção desse documento preliminar foi iniciada no ano de 2010 e seu lançamento oficial para fins de consulta pública aconteceu em 16 de setembro de 2015. O prazo estabelecido para o envio final ao MEC no sistema do Documento Final do Estado é até 15 de abril de 2016.

Qualquer cidadão interessado pode acessar, apreciar e dar a sua contribuição na elaboração dos objetivos e direitos de aprendizagem através de plataforma online oferecido pelo MEC, no site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo